Imagens C. Lima
A Escola Estadual Djalma Marinho - EEDM de Nova Cruz realizou a confraternização de final de ano de uma forma diferente para professores e funcionários em 2025 ao promover através de sua diretoria e coordenação pedagógica, uma excursão turístico-cultural nas regiões do Brejo e Cariri paraibanos, no sábado, 06 de novembro e que contou com dezenas de participantes do colégio.
A equipe passou pelos municípios de Logradouro, Caiçara, Belém e Roma com parada em Bananeiras onde puderam sentir o clima serrano e as delicias culinárias daquela cidade do Brejo.
(Belíssima praça principal de Bananeiras já no clima natalino)
Ainda seguiram pelas cidades de Solânea, Arara e Remígio até chegar em Areia, destino principal do grupo. Na cidade do Cariri paraibano, conheceram a praça que homenageia o escritor e ex-governador do vizinho estado, José Américo de Almeida, eternizado pela sua obra literária, "A Bagaceira".
Recebidos por um dos mais influentes guias turísticos da cidade, os professores conheceram o centro histórico de Areia, o Teatro Municipal - que está em reformas, e o casarão que foi um ponto de comércio de escravos no século XIX, depois sede do poder judiciário da região e puderam observar a beleza de todos os prédios ali existentes, todos tombados pelo IFAN.
(Escola Estadual e Tecnica José Américo de Almeida)
(Teatro Municipal de Areia)
(Praça Pedro Américo)
(Casarão de Jorge Torres e posterior Casa da Justiça)
(Igreja Matriz de Areia/PB)
Outro momento marcante foi o almoço na CASA DE VÓ, um dos locais mais tradicionais da gastronomia do Cariri.
Por fim, a delegação seguiu para o Engenho Triunfo, e conheceu todos os processos de fabricação das premiadas cachaças Triunfo, e outros produtos lá manufaturados como o chocolate Triunfo, o Chá do Cacau, e pôde degustar os variados paladares etílicos da fábrica, além do lazer garantido no lago com passeio de pedalinhos e a temida tirolesa.
A Escola Djalma Marinho tem promovido atividades educacionais e sócio culturais, para alunos, professores e funcionários que a diferenciam no meio acadêmico regional. Parabéns às diretoras Nadejeana e Marleide pelo dinamismo e pioneirismo.
































