Os movimentos artísticos de Parnamirim, dentre eles a Oficina Livre de Música, obtiveram uma importante vitória ao final de 2024 quando conseguiram efetivar o 1ª Conselho Municipal de Cultura entre outras ações que permitirão maior efetividade na representação legal da sociedade civil que atua no ramo, principalmente para elaboração, fiscalização e execução dos projetos culturais naquela cidade. O fato é exemplo a ser seguido pelos que militam culturalmente no estado.
O professor Armando de Souza, diretor da Oficina Livre de Música de Parnamirim, um dos mobilizadores, informou que desde 2022 que os artistas de Parnamirim travam uma grande luta com o poder público daquele município em busca de uma transparente parceria para elaboração, fiscalização e execução de projetos culturais que efetivamente beneficiassem a quem de direito promove a cultura como determinam as Leis inerentes. "Essas lutas foram instigadas pelo Fórum Municipal de Cultura que detectou sérios problemas neste setor e que ganharam mais força em 2023, diante dos indícios de irregularidades com os recursos da Lei Paulo Gustavo que promoveram verdadeiros escândalos na cidade, o que fez com que os artistas começassem a formar grupos de Whatsapp e cobrassem a formação e implantação do Conselho Municipal de Cultura, um instrumento para coibir estes descasos", disse o professor.
O professor Armando afirmou ainda que em 2024 aproveitando o momento da acirrada campanha eleitoral, a categoria aproveitou para se mobilizar e cobrar dos candidatos o compromisso pela transparência e parceria no setor cultural em seus planos de governo. "Realizamos várias reuniões entre a classe na campanha politica, onde levantamos as demandas dos artistas para apresentar aos candidatos a prefeito da cidade, inclusive passei a denunciar na minha coluna do Potiguar Notícias os vexames e os descasos com a cultura ", disse Armando. Confira a coluna.
Nova gestão
O professor Armando informou que os artistas aguardam por parte do novo Secretário da pasta, Thiago Cartaxo, que tomou posse no dia 7 de janeiro, uma convocação para as deliberações da categoria.
(Info: Professor Armando Souza - Oficina Livre de Música)