quarta-feira, 7 de agosto de 2024

PROTESTO PELA FALTA DE ÁGUA: População se mobiliza para evento em frente a CAERN dia 09.

 

A população de Nova Cruz se mobiliza através de grupos sociais para a realização de um grande protesto em frente à CAERN, escritório regional em Nova Cruz, nesta sexta feira, 09 de agosto, a partir das 11:00 h da manhã, com o objetivo de exigir da concessionária do produto, uma solução para a constante falta de água no município, que reiteradaemente apresenta períodos que chegam a 45 dias ou mais sem o precioso líquido.

Cansadas de sofrerem o suplício de ficarem sem a água, reiteradamente, por 30, 40, 45 dias ou até mais sem que a CAERN lhes dê nenhuma satisfação plausível sobre o fato, as pessoas começam a se mobilizar e protestar contra esse descaso absurdo e preparam um movimento pacífico para ser realizado nesta sexta feira, 09, em frente à CAERN para tentar sensibilizar a direção e exigir uma resposta definitiva sobre essa triste situação. "Vamos cobrar da CAERN agilidade nas soluções para esta falta de água. Não é um movimento político. É um movimento popular que ocorrerá de forma pacífica e conclamamos a população para participar", disse o cidadão Natanael Bezerra Alves, um dos coordenadores da mobilização. 
 



(Natanael Bezerra)

Apesar de ter chegado água em algumas ruas da cidade, o movimento ocorrerá pois o problema ocorre de forma reiterada, ou seja, chega água e depois passam esses dias todos para voltar a pingar nas torneiras, informa a coordenação. 

O protesto está sendo repercutido nas redes sociais e na mídia através das rádios e blogs de Nova Cruz e na mídia paraibana através das rádios, Talismã (Belém) e Rural (Guarabira). Os moradores querem que seus clamores cheguem ao presidente da CAERN, ao prefeito de Nova Cruz e a Governadora do estado para que tomem providências urgentes no sentido de resolver esse sofrimento da população.

No dia 19 de junho, um movimento popular que repercutiu no estado ocorreu na RN 120 que liga Nova Cruz a Montanhas, na altura do Assentamento José Rodrigues Sobrinho, onde moradores daquela comunidade e de localidades vizinhas, fecharam a via e protestaram contra a constante falta de água na capital do Agreste, fato que foi destaque no RN TV. Confira trecho da reportagem.

DO BLOG.: Na verdade não falta água no reservatório da CAERN, pelo que colhi de funcionários. Há um problema estrutural (adutora antiga e encanamentos antigos) e administrativo (manobras) que contribuem, ao que se percebe, para a constante falta de água nas torneiras da população, sem que haja uma manifestação das autoridades competentes sobre alguma solução "para já" da situação. Há a promessa da adutora do Agreste - prometida pelo governo do estado, mas que estará a disposição da população em um tempo ainda distante.

Matéria Claudio Lima