sábado, 18 de novembro de 2023

FALTA DE ÁGUA E AUDIENCIA PÚBLICA: "Estão cometendo uma injustiça social com a população", desabafa Germano Targino.

 

Marcada com a presença em massa da população nova-cruzense e um contundente debate, foi realizada na Câmara Municipal de Nova Cruz, na manhã da sexta feira, 17 de novembro de 2023, a audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do RN, através do Núcleo de Estudos e Eventos, solicitada pelo mandato do deputado Luiz Eduardo e subscrita pelo deputado Adjuto Dias,  acerca da recorrente falta de água no município que afeta principalmente a população mais carente de Nova Cruz. Deputados que atenderam às solicitações do professor Sidney Soares e subscritas pelos vereadores Marione Moreira e Gabriela Melo e apoiada por vários cidadãos nova-cruzenses, como Geraldo Junior, Dr Romildo Junior, Germano Targino, entre outros.

Além dos deputados, participaram dos debates, os vereadores: Gabriela Melo, Marione Moreira, Manga Rosa, Mateus Catolé e César de Augustinho, gerentes da CAERN, e Germano Targino e que contou ainda com a assistência de vários líderes comunitários, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Cruz, do Fórum Regional de Políticas Públicas, entre outros.

O fato extremamente negativo foi a ausência do prefeito Flávio de Beiroi e nem de participantes de sua gestão, apesar de terem sido convidados pela Assembleia Legislativa do RN, uma deselegância para com o poder legislativo estadual e um desrespeito com a população nova-cruzense.



A imprensa cobriu a audiência pública, através da Rádio Agreste FM, Nordeste TV Oficial, este blog (claudiolimanews.blogspot.com), Fran Emídio F6, Jacinto Filmagens, TV Assembleia, entre outros.

(Tv Assembleia na cobertura da audiência pública em Nova Cruz/RN)

Um dos momentos tensos do debate ocorreu quando o representante da CAERN estava falando, expondo as versões da empresa do por que da falta de água por mais de 30 ou 40 dias na cidade e várias pessoas começaram a interceder, com falas de repúdio e desaprovação ao que estava sendo informado pelo técnico. 

Outro ponto que chamou a atenção foi a fala de Germano Targino, que visivelmente indignado com a situação sofrida pela população e pela explanação minimizante do técnico da CAERN acerca do problema desabafou efusivamente: "estão cometendo uma injustiça social com a população de Nova Cruz", sendo bastante aplaudido pela população presente.


O deputado Luiz Eduardo afirmou que o Núcleo de Estudos e Eventos da Assembléia Legislativa vai produzir um documento técnico e jurídico acerca da problemática da falta de água, que incluirá os depoimentos colhidos na audiência e através de seu mandato, juntamente com o do deputado Adjuto Dias, cobrar com o apoio do Ministério Público, medidas emergenciais concretas para a solução imediata do problema, junto ao governo do estado. 

NOTICIA DESANIMADORA: a ADUTORA DO AGRESTE anunciada pelo governo do estado em parceria com o governo federal, que prometia ser a redenção para a solução definitiva da falta de água em Nova Cruz e em outros municípios do Agreste, segundo o presidente da CAERN, Roberto Linhares "não ficará pronta antes de 2025"e explicou o por que:

Um dos sintomas provocados pela audiência pública foi a "correria" de funcionários da CAERN para realizar as manobras e liberar o precioso líquido, como flagrei na tarde desta sexta feira, logo após a audiência.

Saiba mais sobre a audiência pública em:

Fran Emído F6

Nordeste TV Marcos Pontes