quinta-feira, 25 de maio de 2023

MERCADO PUBLICO: Reforma se arrasta há mais de 3 anos. O que está pronto não é entregue e situação prejudica os feirantes.

A reforma do Mercado Público de Nova Cruz/RN iniciada no ano de 2020, com recursos provenientes da venda dos consignados dos funcionários do município, da Caixa Econômica Federal para o Banco do Bradesco e que renderam 800 mil Reais à prefeitura municipal, se arrasta por mais de tres anos, prejudicando os feirantes e a população. O presidente da Associação dos Feirantes de Nova Cruz, Sub Tenente José Carlos - Carlinhos, publicou vários vídeos nas suas redes sociais em que mostra a situação atual do mercado público e a carente estrutura servida aos feirantes, mesmo com as cobranças do "imposto da feira" duas vezes na semana (algo que nunca foi feito em outras gestões), inclusive com depoimentos de alguns deles.

As obras foram iniciadas em 2020, com prazo de 90 dias para seu término, tendo a atual gestão feito ampla mídia a respeito. https://www.facebook.com/prefeituramunicipaldenovacruzoficial/videos/o-mercado-p%C3%BAblico-municipal-de-nova-cruz-passava-h%C3%A1-anos-por-problemas-em-sua-es/719452468831299/

Entretanto, apenas a frente do mercado, os boxes do peixe e da carne estão prontos. Outros setores com início de algum reparo. E nas demais áreas, a situação é insuportável, conforme veremos em alguns trechos dos vídeos produzidos pelo Sub Tenente Carlinhos. 

A frente do mercado está semi pronta. Devido ao tempo em que as obras se arrastam, a calçada já apresenta danificações. Boxes do peixe e da carna também estão prontos há algum tempo, mas não foram entregues aos feirantes desde 2021.


Trechos abaixo mostram a situação dos banheiros que estão à disposição da população e dos feirantes: "A fedentina é enorme".

Feirantes foram ouvidos pelo presidente da Associação: "Pereira" um dos mais antigos feirantes da cidade - indignado e apelo.  
Também em vídeo Carlinhos mostrou a parte de traz do mercado, o pátio em que havia uma grande parte da feira livre nas segundas feiras e que foi interditada no início das obras, e até agora não foi entregue de volta aos feirantes. Criadouro de mato e lixão.
Outro feirante indignado. Reclama da desorganização da feira. Diz que votou inclusive no prefeito.

O secretário da Associação dos feitantes conhecido como "Zé do Tempero" também falou sobre a situação em que eles estão vivenciando com a desestruturação do mercado devido à  infindável reforma que já transcorre por longos tres anos.


O presidente da Associação fala ao blog: claudiolimanews.blogspot.com sobre a situação forçadamente vivida pelos feirantes e usuários do mercado público por causa desta reforma que não é concluída.
Os vereadores de oposição, Marione Moreira e Gabriela Melo estiveram há duas semanas no Mercado Público e constataram as mesmas situações explicitadas pelo presidente da Associação.
A gestão municipal através de sua assessoria em vídeo mostrou as partes prontas da reforma, o que é cerca de 40% do prédio. A assessoria não mostrou o "outro lado da história" ou seja, a situação das outras partes do mercado público como o pátio de traz, os banheiros que estão sendo usados pela população, e a falta de manutenção em boa parte do mercado público, denunciados pelos próprios feirantes através de sua associação.