sábado, 8 de abril de 2023

SÁBADODE ALELUIA: Paroquia realiza Vigília Pascal.

 
A paroquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realiza hoje, o terceiro dia do Triduo Pascal, o Sábado de Alelúia. A programação se inicia às 08h da manhã com a Oração na Matriz transmitida pelas Rádios locais e a TV Web. Já a partir das 21h se inicia a Vigília Pascal na igreja Matriz seguida de procissão do Cristo Ressuscitado até a igreja de São Sebastião.

Curiosidades sobre os símbolos pascais (da igreja e da sociedade)

Círio Pascal: é uma vela grande que é acesa todos os anos, pela primeira vez no sábado de aleluia. Nele há 2 letras gregas, o alfa e o ômega, representando o princípio e fim. Jesus disse: “Eu sou o princípio e o fim". Há também ainda a indicação de 4 algarismos romanos do ano, simbolizando que Jesus está junto de todos os povos. Jesus é a LUZ do mundo.

Óleo: Na missa de quinta feira santa o Bispo e os padres abençoam o óleo que será utilizado para os sacramentos durante todo o ano.

Água:
Também no sábado da vigília, a água para o batismo é abençoada pelo sacerdote. Ela nos lembrará que todos podemos permanecer unidos ao Espírito Santo.

Aleluia:
Vocês repararam que durante toda a quaresma não dissemos ALELUIA?
Este é um grito de júbilo, de alegria, e o guardamos para o dia da Ressurreição, continuando conosco. Ele significa: “Louvem o Senhor com alegria!”

Pomba Pascal:
Esta ave está sempre presente nos episódios bíblicos. Ela está sempre relacionada com paz, harmonia, fraternidade, amor e amizade.

Ovo de Páscoa: Ele é símbolo de vida nova, de vida que está por nascer, é um símbolo de começo. Daí, a sua associação com a Páscoa. A Ressurreição de Jesus, também indica o princípio de uma nova vida e a promessa de um futuro cheio de alegria e felicidade para os que tem fé e esperança. 

Cordeiro:
Ele é um antigo símbolo da páscoa. Símbolo da primeira aliança entre Moisés e Deus. Esta festa, da saída do Egito, Jesus celebrou com seus apóstolos. Ao instituir a NOVA e ETERNA ALIANÇA, Jesus nos coloca que Ele é o próprio cordeiro pascal, que derramará o Seu sangue na cruz, como sinal desta aliança.

Coelho da Páscoa O coelho é um dos primeiros animais a sair da sua toca ao chegar a primavera, após um longo recolhimento durante o inverno (na Europa). Além disso os coelhos se reproduzem rapidamente e em grande quantidade, lembrando-nos de vida em abundância.

Cruz Símbolo de Vida e do cristianismo.
Jesus nos dá o maior exemplo de vida, morre pela Cruz e vence a morte em sua ressurreição. Glorioso, VIVE seu reino de justiça e de paz, onde toda a humanidade de fé está unida.

Trigo e Uva
São elementos da natureza que lembram o trabalho do homem. São sinais do corpo (pão) e sangue (vinho) de Jesus, que refazem a ligação de toda a humanidade com Deus.