sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

PISO NACIONAL – Professores aguardam cumprimento do Piso Nacional no RN e em Nova Cruz.

O Piso Nacional do Magistério 2023, já anunciado pelo governo federal de 14,95% ainda não teve sua implantação efetivada, tanto na rede estadual do RN, quanto na rede municipal de Nova Cruz.

A governadora ainda não se manifestou oficialmente sobre como será pago o piso em 2023. Outra insatisfação da categoria é de que ainda existem parcelas de 2022 a serem pagas e em janeiro não houve essa efetivação.  haja vista que ainda existem parcelas a pagar de 2022 e que em janeiro deste ano não foi paga a referente do mês.

Em relação ao município de Nova Cruz, a expectativa era que o prefeito anunciasse na segunda feira, 06, na abertura da semana pedagógica o pagamento do Piso, mas o mesmo não compareceu ao evento, sendo substituído pelo chefe de gabinete, Thiago Cassimiro que, apesar de indagado por uma professora durante sua fala, nada falou a respeito. Apenas a secretária de Educação, professora Socorro Ângelo informou na terça feira, 07, que o piso será pago dia 20 deste mês não especificando, como e quando será pago o retroativo de janeiro/23. No ano passado também, interlocutores do prefeito anunciaram o pagamento de forma integral e o prefeito, dias depois, simplesmente desmentiu-os e determinou o pagamento parcelado, irritando os professores que deflagraram uma greve no município.

Enquanto os professores de Nova Cruz e do estado esperam a efetivação do pagamento do piso, o município de Ielmo Marinho já anunciou o pagamento desde janeiro do piso, com um acréscimo de 2% a partir de março, mediante a divulgação do numero de alunos matriculados neste ano, o que totalizaria 16,95% de aumento em 2023.