quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Mundo estarrecido com o genocídio dos Yanomami.

 

(Foto Folha de São Paulo)

Matéria Claudio Lima.

O mundo voltou seus olhos nos últimos dias para as notícias da situação de penúria em que vivem os povos yanomami, no Brasil. Analistas acusam o ex presidente Bolsonaro de ter sido no mínimo "omisso" e com isso ter contribuído ainda mais com a degradação dos indígenas. Grupos extremistas ligados ao ex-presidente tentam desviar o foco das atenções com notícias fake. Governo atual determina investigações rigorosas, punições e ações imediatas de ajuda aos yanomami.

Repercute negativamente no mundo, a notícia do estado de calamidade vivido pelo povo Yanomami no estado de Roraima. As principais redes de comunicação de jornais, TVs, e conglomerados internacionais nas redes sociais acusam o governo brasileiro do ex-presidente Jair Bolsonaro de ter sido no mínimo conivente com a situação de penúria vivida pelos indígenas brasileiros. 

Com o intuito de gerar confusão nas informações, terroristas internautas ligados ao “bolsonarismo” fazem circular notícias fake de que os índios yanomami são na verdade venezuelanos e não brasileiros, o que já foi desmentido pelas redes internacionais de notícias e pelo próprio governo brasileiro. “Tentam na verdade escamotear outro “genocídio” promovido ou ao menos permitido pelo governo extremista de Bolsonaro”, disse indignado o senador Randolfe Rodrigues (REDE) do Amapá. “No governo do ex-presidente Bolsonaro a situação piorou drasticamente: ele encorajou a abertura do território e incentivou a entrada de milhares de garimpeiros. Ele desmantelou o serviço de saúde indígena aplaudiu a expansão de garimpos em territórios indígenas e ignorou os apelos desesperados de organizações indígenas, da Survival e de muitos outros quando a escala da crise ficou clara.” Concluiu o senador.

Vejam esse vídeo abaixo. Nele, políticos bolsonaristas comemoram o que eles chamam de “erradicação” do PT em Roraima.

Então se eles “mandam” no estado, por que não fizeram nada para evitar o genocídio dos yanomami em Roraima? Ou foram conviventes? Provaram as suas incompetências?

INVESTIGAÇÕES

O Ministro da Justiça Flávio Dino, a pedido do presidente Lula, acionou a Polícia Federal e determinou abertura de inquérito de “genocício dos yanomami”. As investigações já se iniciaram e deverão também apurar conduta inadimplente do governo de Bolsonaro, ação dos garimpeiros na região e a conivência de políticos e empresários envolvidos na questão e com base nas provas pedir punições judiciais.

SITUAÇÃO DOS YANOMAMIS

(UOL.com)

As ultimas notícias dão conta de que crianças yanomami são intubadas em UTI de Boa Vista com desnutrição grave e longe dos pais. Governo Lula determina imediata formação de comissão para ajuda humanitária e de saúde aos yanomami.