sexta-feira, 18 de março de 2022

PISO DA EDUCAÇÃO EM NOVA CRUZ: Professores realizam assembleia diante de recuo do executivo.

 

(Claudio Lima) O Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE realizou um ato de assembleia extraordinária com professores e trabalhadores em educação da rede municipal de Nova Cruz para debater a situação de momento em relação a implantação do Piso Nacional da Educação no município na qual o executivo municipal mudou a proposta de pagamento - que antes era na totalidade dos 33,23% em março - para 04 parcelas durante o ano, sem incluir os retroativos de janeiro e fevereiro.

Os representantes do SINTE informaram que a nova proposta do prefeito seria dividir o valor percentual em 04 vezes: 10% em março; 10% agosto; 10% novembro e 3,23% em dezembro. Nela, não há inclusão sobre retroativos. A justificativa do executivo, segundo o SINTE, é de que o pagamento na totalidade de 33,23% já agora em março faria o município "ultrapassar o limite prudencial" com pagamentos de funcionários, o que acarretaria numa infração à Lei de Responsabilidade Fiscal.

A justificativa e a nova proposta do prefeito foram rejeitadas pela categoria.

A Assembleia decidiu então, apresentar novas propostas ao prefeito na próxima semana, uma delas estipulando o pagamento dos 33,23% em duas vezes: 50% em março; 50%em abril; e os retroativos de janeiro e fevereiro serem pagos a partir de maio. Na oportunidade também foi marcada uma nova reunião com a categoria, encabeçada pelo sindicato na quarta feira, 23 de março, a tarde, na Escola Municipal Nestor Marinho, para novas decisões.

Há um indicativo de greve por parte dos educadores municipais caso o executivo não faça um acordo satisfatório com a categoria.

(Fotos: redes sociais/ Info: Lenilson Cunha)