sexta-feira, 1 de outubro de 2021

E AGORA: ONDE É MEU POSTO DE SAÚDE?

O que se ouve em Nova Cruz são reclamações acerca das mudanças que estão ocorrendo nos postos de saúde determinadas pela secretaria municipal de saúde. Segundo relatos, estão havendo muitas mudanças nas áreas para atendimento da população.

Por exemplo, famílias que deveriam estar sendo atendidas no Planalto foram remanejadas para outras áreas outros postos de saúde em locais distantes de sua residência. Pessoas que eram atendidas na Cidade do Sol ou na parte alta do Frei Damião passaram a ter seus prontuários transferidos para o novo posto em frente ao Ginásio de Esportes. Será que não é muita gente tendo seu prontuário transferido para lá? Isso é melhorar?

Até agentes de saúde, também tiveram suas áreas transferidas. Mas tudo isso sem comunicação prévia a população. Pelo menos as muitas pessoas que comigo conversaram, disserem não ter tido informações antecipadas dessas mudanças.

Devido a esse imbróglio, tem gente que não sabe para onde seu prontuário foi mudado. Tem profissional que tá sendo remanejado de áreas sem justificativas plausíveis ou tendo famílias de sua área sendo mudadas de postos sem um critério aparente que justifique as mudanças.
No entanto, tudo isso é justificado pelo Secretário como para melhoria de atendimento e comodidade da população.

Será?

Toda mudança tem que ser planejada. Toda mudança tem que ser informada a quem será atingida por ela, no caso aqui, a população de Nova Cruz.

Você que está lendo minha postagem, ouviu algum carro de som nas ruas, ou em rádios locais ou nas redes sociais algum COMUNICADO da Secretaria de Saúde e do prefeito a respeito de alguma mudança de local para atendimentos a saúde da população?

"É uma gestão que brinca com a saúde da população novacruzense"... "É uma gestão de muita mídia"... "É uma gestão de muito tumulto, muito batido de cabeças"... "É o povo sofrendo com tudo isso"...
São frases que se ouve da população, reclamando nos 4 cantos da cidade.