quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Paulo Freire é homenageado no RN: Ícone e Sessão especial no Senado marcam o Centenário.

 

Um dia depois da inauguração de uma escultura ícone em homenagem a Paulo Freire no Pico do Cabugi, no interior do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra participou na segunda-feira (20) da Sessão Especial do Senado Federal em homenagem ao centenário do educador, que é patrono da Educação Brasileira. A sessão virtual foi presidida pelo senador Jean-Paul Prates e teve a participação de 27 convidados, entre eles a viúva Nita Freire e o filho Lutgardes Costa Freire, o filósofo Mário Sérgio Cortella, Luiz Miguel Martins, presidente da Undime Nacional, e o professor Marcos Guerra, que participou da experiência de Angicos-RN, em 1963. Também participaram da sessão solene os senadores Leila Barros, Zenaide Maia, Esperidião Amin, Fabiano Contarato, Flávio Arns, Humberto Costa, Jaques Wagner, Paulo Paim, Randolfe Rodrigues e Veneziano Vital do Rêgo. 

O senador Jean-Paul Prates lembrou o método de educação popular,  conhecido mundialmente como as “40 horas de Angicos”, no qual Paulo Freire trabalhou na alfabetização de adultos com imenso sucesso. 

Em sua pedagogia cabe a quem ensina reconhecer, acolher e respeitar o saber de quem aprende, pois acreditava não existir um saber único, absoluto, mas os saberes de cada um, de cada povo, de cada comunidade, de cada indivíduo, empalidecendo a construção do conhecimento como mera transmissão de conhecimento, geralmente feito de cima para baixo.