quarta-feira, 9 de junho de 2021

Em Nova Cruz prefeito anuncia manutenção de estradas da zona rural com recursos federais do DNOCs.

O Prefeito de Nova Cruz Flávio Nogueira anunciou em suas redes sociais que está em Brasília, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, vereador Gelson Vitor com o objetivo de manter várias reuniões com órgãos importantes para busca de recursos e obras para o município. 


Na postagem, o próprio chefe do executivo afirmou que se reuniu com representantes do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca - DNOCS com o intuito de garantir "recursos para recuperação de estradas VICINAIS do município", inclusive informando os trechos, que incluem as comunidades de Lagoa de Serra e adjacências sentido Lagoa Limpa. 

O que chama a atenção é o  fato de que, a RECUPERAÇÃO ou  MANUTENÇÃO de estradas VICINAIS (ou as estradas de barro que interligam as comunidades) são ações CORRIQUEIRAS de obrigação da gestão fazer, aí sim, com recursos e maquinário próprios, ou no máximo com uma parceria com o governo do estado, caso não tenha o maquinário. 

Nunca se ouviu falar em Nova Cruz, em nenhuma gestão, que algum prefeito tenha ido buscar RECURSOS FEDERAIS para passar um trator CATERPILLAR e outros equipamentos para recuperar ou manter as estradas vicinais da zona rural, visto que, recursos federais são para OBRAS na cidade ou na zona rural e não para bancar ações corriqueiras, neste caso de responsabilidade das secretarias municipais de Agricultura e de Obras e Serviços Urbanos.

No DNOCs por exemplo, para a comunidade de Lagoa de Serra foi buscado recursos para a edificação da Passagem Molhada que foi CONSTRUÍDA há alguns anos. 

Para recuperar ou manter as estradas que ligam as comunidades precisa de verba federal? Isso não poder ser feito com RECURSOS PRÓPRIOS como todos os outros prefeitos sempre fizeram? 

COMPARANDO: É como se um prefeito tivesse ido a Brasília em busca de recurso federal para pagar a empresa da COLETA DE LIXO. Ora, a coleta do lixo é de responsabilidade do município, com recursos do município, arrecadados dos impostos da população. 

Não  era mais válido que prefeito, no DNOCS, procurasse angariar recursos para a inicialização do projeto de estudos para a construção da barragem do Bujari? Não seria mais importante buscar recursos no DNOCs para a construção da PASSAGEM MOLHADA para interligar o Centro da cidade com o Alto de Santa Luzia?

Creio que uma viagem a Brasília que custa caro para a população tenha de ser melhor planejada e aproveitada. 

Essa é a expectativa da população.