sexta-feira, 23 de abril de 2021

Sincretismo religioso: Hoje dia de São Jorge ou Ogun

 

Neste dia 23 de abril se comemora o dia de São Jorge Guerreiro ( para a religião católica) ou Ogun guerreiro para a Umbanda e o Candomblé (religiões de matriz aficana). “Santo Guerreiro valente” para as duas religiões, é um dos maiores símbolos do “sincretismo religioso” brasileiro.

Em várias partes do país se celebram missas em que se relembra o santo e nas religiões de matriz africana acontecem festas de divindades com oferendas e danças e giras.

Ogum, senhor das batalhas (Ubanda e Candomblé)

Na religião africana yorubá, os orixás são como intermediários entre Olórun (Deus) e os seres humanos. Ogum é o orixá de vestes azul e brancas ou vermelho e brancas, senhor do ferro, da guerra, da agricultura e da tecnologia. Seus filhos costumam pedir força e proteção. As ervas mais ligadas a Ogum são a Abre Caminho, Arruda, Folha de Seringueira e Espada de Ogum (ou São Jorge).

São Jorge Guerreiro (catolicismo)

Conta a história que Jorge, nascido em 275, morava na Capadócia, hoje Turquia, e era um alto comandante do exército romano. Depois de ver a crueldade com que o imperador tratava os cristãos, Jorge se rebelou. Foi preso e torturado, mas passou a ter cada vez mais fé nas palavras de Jesus Cristo. Morto pelo império romano foi tornado santo.

A FIGURA DO DRAGÃO:

dragão representa o demônio ou a besta no Apocalipse e simbolizaria a idolatria (trazida pelo Império Romano) destruída com as armas da Fé por São Jorge e suas ações cristãs. Já a donzela que o santo defendeu representaria a província da qual ele pregava contra as heresias.