quinta-feira, 1 de abril de 2021

Paróquia realiza o Tríduo Pascal - Os tres dias grandes da Igreja Católica

 

A Paróquia da Imaculada Conceição inicia o Tríduo Pascal (em latim: Triduum Paschale), os "tres grandes dias" da Igreja Católica e do cristianismo (quinta, sexta e sábado) em que são relembrados os últimos momentos de vida de Jesus, sua paixão e crucifixão e a vigília pascal, em que guarda a sua ressurreição.

Nesta quinta feira, 1 de abril, é reverenciada a instituição da Eucaristia (pão que é o corpo de Cristo e o vinho que é o sangue) e a comunhão, durante o episódio bíblico da Ceia pascal de Jesus com seus apóstolos e que culminou com outra instituição cristã importante: o amor ao próximo, com a realização do ato de lavar os pés feita pelo próprio Cristo. 

Neste sentido a programação da quinta feira constará de celebração eucarística às 08h da manhã  e às 17 horas Missa da Ceia do Senhor, ambas na Igreja Matriz e de forma não presencial, apenas transmitida pelas redes sociais e rádios locais.

O Tríduo terá continuidade na sexta feira "da paixão de Cristo", 2 de abril, com a Vigília a partir das 08h da manhã (para os membros das pastorais, movimentos e serviços de forma virtual). Às 11 horas acontece a via sacra e a tarde, a partir das 3 horas, a celebração da Paixão de Cristo.

A programação dos "tres dias grandes" da Igreja será concluída no sábado, 03 de abril, com um momento orante a partir das 08 horas da manhã e a celebração da Vigília Pascal às 19h. 

Ressaltando que todas as celebrações serão na Igreja Matriz e não presenciais com transmissões pelas redes sociais da Paróquia e rádios locais.