terça-feira, 9 de março de 2021

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: MANIFESTO PRÓ GOVERNADORA

Governadora recebe manifesto de apoio assinado por mais de 80 entidades

(Matéria: Assecom/Gov./RN)

Durante solenidade virtual alusiva ao Dia Internacional da Mulher, nesta segunda-feira (8 de março), a governadora do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra, recebeu manifesto de apoio assinado por mais de 80 entidades.

O texto foi lido pela deputada federal Natália Bonavides no evento promovido pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) que teve como tema “Mulher potiguar em defesa da vida” e foi transmitido pelo governo no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=lrBSezDkiDo).

O manifesto diz que a liderança exercida pela governadora no estado e no país potencializa as agressões machistas que recebe. De acordo com o documento, esses ataques são “de caráter reacionário e misógino que ferem a todas nós mulheres que somos igualmente agredidas quando a governadora do nosso estado é insultada em sua condição de mulher.” O manifesto está disponível para arrecadar mais assinaturas, pelo link: http://chng.it/sQyGPsFcdr.

A chefe do Executivo estadual agradeceu ao confirmar que os tempos têm sido muito difíceis com a polarização, e que os ataques mais graves são as fake news. “Atacam minha história, minha dignidade, minha reputação, minha condição de mulher. Esses que me atacam terão o julgamento que a história vai dar, mais cedo ou mais tarde. A cada ataque desses, eu respondo levantando a cabeça com muita firmeza, clareza e sabendo que não estou só”, disse.

A governadora rendeu homenagens a várias mulheres potiguares, representantes de diversos setores e que têm enfrentado o desafio da pandemia.

HOMENAGENS

O momento foi de cumprimento especial às profissionais de saúde do Rio Grande do Norte - enfermeiras, fisioterapeutas, cozinheiras, copeiras, mulheres da limpeza que trabalham nos hospitais, UPAS, e todas as cientistas, que contribuem para o desenvolvimento da ciência no RN. Algumas médicas da linha de frente e pesquisadoras foram citadas.

O ato solene também prestou tributo a todas as mulheres que tiveram suas vidas ceifadas pela covid-19; especialmente à professora pesquisadora e feminista Elizabete Nasser, pioneira na discussão de gênero, na década de 80.

FOTOS: FABIANO TRINDADE