quarta-feira, 31 de março de 2021

Carta Aberta de Claudio Lima

 

De: Claudio Lima.

               Diante de alguns fatos lamentáveis ouvidos no ultimo final de semana em emissora de rádio em Nova Cruz, envolvendo profissionais do rádio,  em que aconteceram ataques a honra alheia, inclusive com xenofobia sublinear, onde presumidamente se quis colocar uma categoria, no caso a dos feirantes vendedores contra um colega de profissão, baseando-se a ação em fakes News, tudo em nome de um “endeusamento” político, venho aqui trazer uma reflexão aos amigos dessa belíssima profissão e à população em geral:

            Entrei no rádio em Fevereiro de 1989, portanto são 31 anos que atuo neste ramo. Amo a comunicação. Amo o rádio. E por consequência aprendi a amar a todas as vertentes que esse meio de comunicação permite atuar: Esporte, jornalismo, operações técnicas e a política. Fui correspondente da Rede Tropical de Comunicação na década de 91 a 2001 – rádio e TV. Fui narrador e repórter esportivo, e até diretor de Emissora, no caso a Agreste FM entre 2001 E 2009. E fui e sou apresentador de programa político há 29 anos. No caso o “Conversa com o povo” que hoje é o programa “Nação Nova Cruz”. Tive a honra de ter na minha bancada de rádio políticos de expressão com P maiúsculo e lideranças que não dependeram de uma sigla partidária forte para serem respeitados e admirados e terem votações expressivas, dos quais cito o saudoso José Peixoto Mariano e Cid Arruda Câmara, prefeitos que tanto trabalharam pelo povo de Nova Cruz. Também não poderia deixar de dizer que dividi a mesma bancada do programa político, com comunicadores respeitados em nossa cidade, entre eles, o Dr. Jaime César, Arnóbio Alves, Ademilson Amorim, Eduardo Vasconcelos e hoje, Lenilson Cunha e Dr Cid Arruda.

           Durante essa minha longa trajetória, também trabalhei com uma legião de radialistas e comunicadores, muitos dos quais tive o privilégio de sê-los o orientador, no início de suas carreiras. E me orgulho por ter contribuído para a qualidade de profissionais que são hoje. Sempre primei pelo respeito a todos, sempre agi com ética e responsabilidade nas minhas matérias e comentários. E nunca me dirigi de forma ofensiva, a nenhum colega de profissão em programa de rádio. E a prova da minha condução de forma reta dos programas que apresentei e apresento é que guardo amizade e respeito e tenho essa reciprocidade de todos os colegas da profissão, não só de Nova Cruz, mas de toda a região.

             Sirvo-me desta premissa para pedir aos meus colegas de profissão que estejam envolvidos nestes casos que desarmem os ânimos. E sim, que se animem no respeito, na ética e provoquem sim, o bom debate em prol da população que passa por um momento tão triste, sério e penoso, e que precisa que sejamos a sua voz.

            Aos comunicadores que defendem o bloco situacionista (que está na gestão): repercutam as possíveis ações que o poder executivo exerce, por exemplo, procurem esclarecer como estão sendo gastos os milhões de Reais enviados  ao município para o combate a pandemia, pois esse é um dos questionamentos frequentes feitos pela população nos meios de comunicações da cidade. Não baseiem seus comentários em Fakes News. Respeitem os trabalhos dos demais comunicadores da cidade que porventura sejam opositores a quem vocês defendem. A defesa política é uma das atribuições do comunicador político. Porém é repugnante, a falta de ética e o ataque gratuito a honra de colegas de profissão, ou a quem quer que seja.

           Aos comunicadores da oposição continuem a fazer “a voz do povo” a base do seu o seu trabalho, com questionamentos contundentes, mas também com ética e respeito às autoridades.

           Às autoridades constituídas, mais uma vez peço o célere combate aos “fakes News”e aos seus executores, incentivadores e divulgadores para que não se fomentem inverdades que provocaram os fatos que tomamos conhecimento.

            Estão ocorrendo atitudes “irresponsáveis” e politiqueiras de colegas da comunicação, vistos nesses últimos dias realizando lives, incitando os comerciantes e feirantes contra outros colegas e até emissora de rádio, querendo ao meu ver ESCAMOTEAR uma irresponsabilidade da atual gestão em publicar um decreto INCONSTITUCIONAL como ato populista, o tradicional “jogar para a plateia”. Esses comunicadores que estão fazendo o ato irresponsável deviam entrevistar o gestor atual para saber o que a Prefeitura vai fazer em benefício dos feirantes e comerciantes que estarão temporariamente impossibilitados de exercer seu trabalho, já que a gestão recebeu milhões de Reais para combate a pandemia e minimização das consequências da doença, dentre as quais, a paralisação parcial do comércio e da feira livre. O que o prefeito está fazendo em favor dessas categorias? Dinheiro existe para isso.

            Por fim, insisto que se anime a prática do respeito, da ética e do bom debate em favor dos nossos “ouvintes” ou “internautas”.