sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

VACINAÇÃO NO RN: 72 horas após chegada das doses.

 

Em reunião presencial e virtual com prefeitos de todo o estado a governadora Fátima Bezerra confirmou nesta sexta-feira (8) que o Rio Grande do Norte está com estrutura pronta para receber e aplicar as vacinas contra a Covid-19 e garantiu que, em 72 horas após a chegada das doses, que deverão ser adquiridas e enviadas pelo Governo Federal, a vacinação será iniciada no estado.

O Governo do RN tem em estoque 900 mil seringas e agulhas, quantidade suficiente para iniciar a primeira fase da vacinação. E está adquirindo mais 2,5 milhões de unidades para garantir as fases seguintes.

Ao receber as vacinas a Sesap distribuirá às seis centrais onde os municípios devem retirar o material: Uma central de na capital e as outras cinco em Mossoró, Caicó, Santa Cruz, São José de Mipibu e João Câmara.

MONITORAMENTO

O Governo do RN também vai implantar o Regula Vacina, um programa no modelo do Regula RN, que registra a ocupação dos leitos críticos e clínicos específicos para a Covid. O Regula Vacina vai rastrear cada unidade de vacina recebida pela Sesap até seu destino final ao cidadão.

FASES

l GRUPOS PRIORITÁRIOS - FASE 1

- Profissionais da saúde

- Pessoas de 75 anos e mais

- Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas

- População indígena aldeada em terras demarcadas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

l GRUPOS PRIORITÁRIOS - FASE 2

- Pessoas de 60 a 74 anos

l GRUPOS PRIORITÁRIOS - FASE 3 

- Pessoas com comorbidades  

Os demais grupos prioritários serão vacinados nas demais fases de modo que a estimativa populacional está sendo atualizada pelo Ministério da Saúde para avaliação de qual fase esses grupos estarão inseridos, de acordo com o cenário de disponibilidade de vacinas e estratégia de vacinação.

A meta é vacinar os grupos prioritários até o final do primeiro semestre de 2021.

Fotos: Robson Araújo