terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Vacinação contra o Covid no RN aguarda plano federal.

O governo do estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Estadual de Saúde Pública – SESAP informou que aguarda a definição do Plano Federal de Imunização contra o Covid 19  aplicar essas ações também no estado. O RN não terá plano de ação de vacinação própria como São Paulo.

Mesmo assim, o governo antecipou a aquisição de insumos necessários para a vacinação, como seringas e providenciando toda a estruturação para sua execução.

"O Estado vem de forma planejada se estruturando para que, quando essa vacinação tiver disponível pelo programa nacional de vacinação, a gente possa, com segurança, garantir a oferta à população", explicou Maura Sobreira, secretária adjunta da Sesap.

"Assim estão sendo feitas as aquisições de equipamentos refrigerados para garantir o armazenamento adequado de imunobiológicos, tanto no nível central como nas regionais de saúde, o transporte adequado deles, além de insumos como seringas e agulhas para que não haja falta para garantia da oferta à população". Completou a secretária.

A Sesap explicou também que definiu um planejamento para capacitar profissionais de saúde para a aplicação da vacina.

(Fonte: G1 RN)