quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Nova Cruz 101 anos de História.


Da Anta esfolada à capital do Agreste.Nova Cruz comemora hoje 101 anos de emancipação política. 

Iniciou sua história como a pequena "vila do Urtigal", ponto de passagem e descanso dos boiadeiros e cacheiros viajantes vindos da Paraíba ou do Ceará. Devido a presença do Frei Serafim de Catânea que fincou uma Cruz de Inharé no monte (onde hoje fica a praça do marco zero, em frente a Caixa Economica) com o objetivo de exorcizar as aparições de um animal (anta) que possuído pelo mal atemorizava seus habitantes, rezou uma missa e nomeou a vila como NOVA CRUZ.

Com a construção da Igreja Matriz passou a ser paróquia em meados do século XIX e veio a se emancipar politicamente em 03 de dezembro de 1919.

Nova Cruz situa-se a quase 100 km da capital Natal -RN e mesma distância de João Pessoa -PB. Com uma população de quase 38 mil habitantes (IBGE 2029) é a maior cidade da  região Agreste - Litoral Sul do estado e a 12ª em termos populacionais do RN. Sua economia baseia-se no comércio de serviços e agropecuária. É o polo educacional da região, pois possui universidades como a UFRN, UERN, UNOPAR, entre outras e o IFRN. Confira um tour aéreo pela cidade. 

(Imagens @)takeshidrone)


(Vídeo Redes sociais)