sábado, 19 de dezembro de 2020

Covid 19 - Governo do RN anuncia planos de ação para vacinação.

 

O Plano Estadual de Operacionalização para a Vacinação contra Covid-19 no RN foi apresentado nesta sexta feira, 18 em entrevista coletiva.

"Após intensas gestões do Fórum dos Governadores, o Governo Federal assumiu a coordenação plena do Plano Nacional de Vacinação. A partir do plano nacional, finalizamos o estadual. Já tínhamos tomado as medidas locais para instalação da rede de frio, aquisição de insumos como seringas e agulhas e capacitação para os vacinadores", afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A chefe do Executivo estadual explicou que agora falta apenas o Ministério da Saúde comprar as vacinas e enviar aos estados.

As normas do Ministério determinam que o Governo Federal adquira as vacinas que tenham o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e as envia aos estados. Cada estado, por sua vez, fica responsável pela central de distribuição aos municípios, que através da rede municipal faz a aplicação da vacina. E o estado do Rio Grande do Norte já tem pronto o seu plano.

A vacina chegando, vamos iniciar imediatamente a aplicação. Estamos prontos", afirmou Fátima Bezerra, que ressaltou a inclusão dos professores e profissionais da educação entre os grupos prioritários.

A imunização inicialmente será dividida em três fases.:

Na primeira fase serão trabalhadores de saúde, indígenas, pessoas com 75 anos ou mais.

A segunda fase contemplará pessoas de 60 a 74 anos

A terceira pessoas com comorbidades.

A meta de vacinação nas três fases é imunizar 730.381 pessoas.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, o Brasil negociou a aquisição de 300 milhões de doses de vacinas Covid-19 por meio dos acordos como o da Fiocruz/AstraZeneca (100,4 milhões de doses, até julho/2020 + 30 milhões de doses/mês no segundo semestre); Covax Facility (42,5 milhões de doses); Pfizer - 70 milhões de doses (em negociação).

Independentemente do Governo Federal, o estado do Rio Grande do Norte manteve contatos para aquisição da vacina produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em convênio com a farmacêutica chinesa Sinovac, a CoronaVac.