sábado, 6 de junho de 2020

Vingança contra os feirantes?

Dias depois de feirantes protestarem em frente a sua residência,  Prefeito publica novo decreto e proíbe feiras livres das quintas feiras, dias 11 e 18.


(Fonte Diário Oficial do Município - 05 de junho de 2020)

O Prefeito de Nova Cruz publicou no ultimo dia 05 de junho, um novo Decreto que traz algumas novas orientações para o combate ao Covid 19 no município. Dentre estas determinações está o novo horário de funcionamento do comércio “não essencial” que passa a ser de 07h às 14h e cancela as feiras das quintas feiras, dias 11 e 18 de junho.

É um documento cheio de erros de ortografia, com trechos sem nexos que complicam o entendimento do leitor.  E pasmem chega ao ponto de extrapolar os limites jurisdicionais e inflige o princípio do pacto federativo, uma vez que no artigo primeiro informa que as determinações ali contidas são de âmbito do Rio Grande do Norte e não apenas do município de Nova Cruz:


Não obstante a toda essa aberração, outro ponto polêmico do referido decreto é o que proíbe a realização das feiras das quintas feiras, 11 e 18 de Junho, neste caso, não permitindo nenhum tipo de feira no município até a data citada. 

E isso, alguns dias depois de ter havido um protesto de feirantes em frente à casa do prefeito por não conseguirem um diálogo sobre a situação deles (veja o vídeo). Será uma possível retaliação da atual gestão aos feirantes? Por que o Prefeito não buscou um diálogo, um entendimento com a representação dos feirantes para uma medida que viesse a ajudá-los neste momento difícil e  que ao mesmo tempo protegesse a população?
O Prefeito mais uma vez tentou se esquivar das responsabilidades do cargo, afirmando que o adiamento das feiras contidas no decreto atende as determinações do Ministério Publico. Mas quem assinou o decreto?