segunda-feira, 29 de junho de 2020

MP INVESTIGA POSSÍVEL SOBREPREÇO EM COMPRA DE MASCARAS EM NOVA CRUZ.


O Ministério Publico através do Promotor José Roberto Torres da Silva Batista, titular da 2ª Promotoria de Justiça – comarca de Nova Cruz investiga possível prática de sobre preço pela Prefeitura Municipal de Nova Cruz na atual gestão, na aquisição de produtos de prevenção e combate a Covid 19, como máscaras para a proteção da população.

O Inquérito Civil em que é apurado esse fato está registrado sob o número: 04.23.2166.0000071/2020-11 e foi instaurado desde o dia 17 de junho através da Portaria n. 920037 de 17 de Junho de 2020, no entanto não se consegue observar se foi uma iniciativa própria do MP ou fruto de denuncias da sociedade civil. O Inquérito Civil também tem colaboração do Tribunal de Contas da União – TCE/RN segundo se verifica na linha do tempo do processo.

Esse assunto foi denunciado pela primeira vez pelo Vereador de oposição, Tiago de Carvalho – PSD nas suas redes sociais e em programas de rádio na cidade. Ele informou que, no resultado das pesquisas de preços para aquisição de insumos para o combate a Covid 19, com dispensa de licitação, verificou que havia produtos com preços anormais, citando o exemplo da Máscara facial N-95, Nutriex, cujo valor apresentado foi de R$ 95,00 (noventa e cinco Reais), segundo o edil, preço muito acima do praticado no mercado, uma vez que, ao comprar uma máscara com as mesmas descrições numa farmácia em Nova Cruz o vereador pagou pouco mais da metade do que foi apresentado na pesquisa e aceita pela gestão, o que ao seu ver, evidencia “prática de sobre preço" por parte da atual gestão”. Confira abaixo:
Detalhe: Há poucos dias o mesmo promotor, ressentindo-se da falta de informações mais claras e objetivas no Portal da Transparência do Município emitiu uma Recomendação à atual Gestão no sentido de tornar transparentes, com todos os detalhes e de forma objetiva, todas as ações e todos os gastos da atual gestão para o combate e prevenção ao Coronavírus em Nova Cruz. Confira o que recomendou o MP à atual gestão:
 

ENTENDA A PREOCUPAÇÃO DO MP

Os municípios decretaram Estado de Calamidade Pública por causa da Pandemia da Covid 19, permitindo que os prefeitos realizem gastos para a prevenção e o combate a doença livres de quase toda a burocracia normal. Por outro lado, tais facilidades abrem espaços para atos de corrupção com esses recursos. 

Para frear essas nefastas práticas o Ministério Público em todo o Brasil aliou-se aos Tribunais de Contas e às Câmaras Municipais e numa força tarefa busca investigar a correta aplicação dos recursos da pandemia em benfício da população ou por outro lado, denuncia, investiga e aponta os infratores para as devidas punições judiciais. 

Nestes dias o Brasil foi bombardeado com notícias de prefeitos, governadores, secretários  sendo investigados exatamente por praticarem superfaturamentos em compras e de desvios de recursos que deveriam ser para combater a doença em favor da população.

Confira parte da matéria do Fantástico exibido em maio deste ano, mostra  a severa fiscalização do MP e os estarrecedores casos de corrupção praticados com recursos para a pandemia:
(Matéria Claudio Lima)