terça-feira, 26 de maio de 2020

Barroso toma posse no TSE e afasta qualquer possibilidade de prorrogação de mandatos.

O Ministro Luis Roberto Barroso foi empossado como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão solene realizada na sede do tribunal na segunda feira, 25, em meio as expectativas sobre as possíveis mudanças de datas das eleições municipais deste ano.

Em um discurso longo Luiz Barroso citou o atual momento de Pandemia enfrentado pelo Brasil, de suas consequências e se solidarizou com as famílias que perderam entes para a Covid 19.

O principal ponto do seu pronunciamento de posse foi em relação as possíveis mudanças nas datas das eleições municipais de 2020, marcadas inicialmente para a primeira semana de outubro (1º turno), que devem ser adiadas devido à pandemia e transferidas para Novembro e Dezembro, rechaçando qualquer possibilidade de prorrogação de mandatos. "O cancelamento das Eleições Municipais, para fazê-las coincidir com as Eleições Nacionais em 2022, não é uma hipótese sequer cogitada”, assegurou.


DO BLOG.: É quase certo que as eleições tenham suas datas alteradas devido a forte tendência do Congresso Nacional neste sentido, inclusive já declinado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Pessoalmente acredito nas datas de 15 de Novembro (1ºturno) e 13 ou 20 de Dezembro (2º turno). Até por que é unânime nas instituições federais que não haverá prorrogação de mandatos pois para isso, deveria haver mudanças na Constituição, o que demanda falta de tempo para tal ato.