quinta-feira, 16 de abril de 2020

Vacinação contra o INFLUENZA.

Segunda fase se inicia nesta quinta feira, 16.
Conforme calendário divulgado pelo Ministério da Saúde, começa nesta quinta feira, 16, a segunda fase da vacinação contra o H1N1, o vírus da Gripe Influenza A e B em todo o Brasil. Nesta fase, a vacina é destinada a:

- Profissionais das forças de segurança e salvamento; 
- Portadores de doenças crônicas;
- Caminhoneiros; motoristas de transporte coletivo e portuários; 
- Funcionários do sistema prisional; 
- Adolescentes e jovens de 15 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade.

"Vale lembrar que a vacina age contra os principais tipos de gripe, que são Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. O imunobiológico não previne o novo coronavírus que provoca a doença Covid-19. Não há necessidade de todas as pessoas buscarem os postos nos primeiros dias, é preciso evitar aglomerações", destaca Juliana Araújo, do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal.

A primeira da fase da campanha de Influenza foi destinada ao público idoso, a partir de 60 anos e aos profissionais da saúde. 

Confira o calendário completo da Campanha de vacinação contra a influenza

23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose. Atenção: o estado do Rio de Janeiro anunciou mudanças no calendário para esse grupo.
A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para profissionais das forças de segurança e salvamento, pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma…), pessoas privadas de liberdade e caminhoneiros.
A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, professores, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas.