sábado, 18 de abril de 2020

Seca diminui no Nordeste.

Mas situação ainda é longe da ideal.

O Monitor de Secas Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgou resultados sobre os níveis da seca no Nordeste e em mais tres estados fora da região referentes a março de 2020, e suas comparações a fevereiro deste ano e o mesmo período do ano passado. O resultado em números traduzem que a seca está reduzida na maior parte dos estados e que a capacidade hídrica aumentou, porém ainda é longe da ideal.

Hoje, os estados mais atingidos com algum grau de severidade são: Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraíba. Já aqueles com maiores percentuais considerados sem seca relativa são Maranhão e Ceará, que têm 65,06% e 38,85%, respectivamente.

Cenário hídrico

Apesar dos dados positivos, em estados como o Ceará, onde 38,84% do território está sem seca relativa, o cenário hídrico ainda é preocupante. Dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Funceme), 57 estão com capacidade abaixo dos 30% naquele estado, situação semelhante na maioria dos estados do NE.

Fora da região Nordeste, os estados que são acompanhados pelo Monitor de Secas como Tocantins, Minas Gerais e Espírito Santo, também apresentaram saldo positivo quanto à variação dos níveis de severidade da estiagem. Porém, o estado da região Norte tem apenas 3,89% da sua área sem seca relativa.
                     
Info: Felipe Lima
Assessoria de Comunicação
(85) 9 87271557 - felipe.oliveira@funceme