quinta-feira, 16 de abril de 2020

Saúde: Em plena pandemia Bolsonaro promove troca do ministro

Saída de Mandetta foi anunciada na tarde desta quinta feira, 16, pelo Presidente.
(Presidente ao lado do novo ministro da Saúde, Nelson Teich)

O Presidente Jair Bolsonaro anunciou no final da tarde desta quinta feira, 16, que o médico e ex deputado federal, Luiz Henrique Mandetta não é mais o ministro da saúde e que o mesmo foi substituído pelo também médico,  Nelson Teich que é seu oncologista particular.

Em plena luta contra a pandemia contra o coronavírus, a troca do ministro da pasta da saúde é um ato extremamente ousado e perigoso, avaliam técnicos da área da saúde do Brasil e do mudo.
Mandetta, vinha atuando de forma pragmática, técnica e protetora das reservas de atuação estrutural do Sistema Único de Saúde em combate a pandemia no país, com contundente ação de isolamento social horizontal, ou seja de toda a sociedade, sem distinção de grupos específicos, atuação esta que ía de encontro ao que defende o Presidente, divergência essa, aliada a outros fatores, que acabou por provocar sua demissão pelo chefe do Executivo nacional.
Nelson Luiz Sperle Teich é médico oncologista e defende um isolamento vertical ou seja, apenas de grupos de riscos, assim como é o pensamento do presidente. E é neste sentido que ele deixou claro que vai trabalhar "alinhado às determinações do presidente".

(Matéria: Claudio Lima)