terça-feira, 21 de abril de 2020

Isolamento Social no RN:

Sindicatos e representações do setor produtivo defendem flexibilização já. Governo quer manter restrições pelo menos até 5 de Maio.
Vídeo conferência nesta terça-feira (21) reuniu a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Antenor Roberto, secretários estaduais  e representantes da Fiern, Fecomércio, Fetronor, Faern e diversos sindicatos e representantes do setor produtivo para discutir sobre as ações de restrição do comércio e buscar alternativas para os próximos dias.

O governo do Rio Grande do Norte terá que editar novo decreto sobre as ações de combate ao Coronavírus, já que o atual vence na próxima quinta feira, 23 e já sinaliza que quer manter as restrições do funcionamento do comércio até pelo menos o próximo dia 5 de maio. Nessa nova data, o Executivo pretende reavaliar a possibilidade de retomada gradual das atividades. Em nota, o governo afirmou que essa posição é baseada nas recomendações de especialistas do mundo inteiro e do corpo de técnicos do RN, que "falam sobre a necessidade de permanência do isolamento social".

Após a reunião, a Fecomércio também emitiu uma nota se mostrando favorável à flexibilização do isolamento social no estado. A federação defende que haja uma "retomada gradual das atividades socioeconômicas". Ela propôs que o novo decreto não fosse renovado como está o atual e que fossem pensadas formas para que os estabelecimentos comerciais pudessem voltar a funcionar, "desde que não utilizem sistema de ar condicionado central", por exemplo.

(Matéria Claudio Lima/ Info ASSECOM/RN)