segunda-feira, 20 de abril de 2020

IFRN: Intervenção federal?

Entenda qual a polêmica da nomeação do novo reitor do IFRN pelo Ministério da Educação.
(Matéria Claudio Lima)

O Minstério da Educação - MEC publicou na ultima sexta feira no Diário Oficial da União - DOU, a portaria nº 405 de 17 e abril de 2020 assinada pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub, que nomeia o professor Josué Moreira (foto) como novo Reitor Pró tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN - IFRN. Josué Moreira é médico veterinário e professor do IFRN no campus Ipanguaçu e já foi candidato à prefeitura de Mossoró pelo Partido Social Democrata Cristão - PSDC, partido da base de sustentação do governo Bolssonaro.

A polêmica reside no fato de que, o novo Reitor do IFRN a ser empossado deveria ser o professor José Arnóbio de Araújo Filho que havia sido eleito democraticamente pela comunidade acadêmica, com  48,25% dos votos válidos, em pleito ocorrido em Dezembro do ano passado.
E isso está sendo encarado, pelos representantes dos professores, alunos e funcionários como uma verdadeira intervenção federal no Instituto, ato promovido sem um motivo efetivo. "Os documentos do MEC estão restritos, então não sabemos o teor e o porquê que eu não fui empossado", declarou o Professor José Arnóbio (foto), que hoje é diretor do IFRN Campus Central. Contudo ele desconfia de que, uma sindicância aberta pelo Ministério Publico durante o pleito eleitoral do IFRN, a qual ele responde, tenha sido o suposto motivo, "mas que não teve nenhum desfecho o que não permitiria o ato de uma indicação e nomeação de outrem para o cargo, sem que fosse o democraticamente eleito para o mesmo", afirmou José Arnobio. 

Em  Em nota, o novo reitor indicado e nomeado Josué Moreira disse não se incomodar com a nomeação "sem ter participado do processo de consulta à comunidade do IFRN, vez que, a lei que institui as referidas consultas, também prevê a figura do reitor pro tempore"Josué disse ainda que também não entende "que houve intervenção política, pois além da previsão legal sou servidor público federal efetivo e tenho condições técnicas para assumir e conduzir os rumos do IFRN, pelo tempo que for necessário".

As reações contrárias a nomeação do novo reitor estão sendo contundentes, desde os diretórios acadêmicos até os sindicatos representativos dos professores e funcionários federais que prometem promover movimentos de repúdio ao fato principalmente nas redes sociais e nos sites para mobilização da opinião pública.