sexta-feira, 27 de março de 2020

Semana Santa 2020 será realizada sem a participação do povo

Arcebispo envia orientações ao clero 

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, preparou orientações ao clero acerca das celebrações da Semana Santa, tendo vista as recomendações para evitar o coronavírus (Covid-19). As orientações são com base no decreto publicado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé.

Dom Jaime fala orienta que os ritos da Semana Santa serão celebrados apenas na igreja Catedral e na igreja matriz de cada Paróquia e/ou Área Pastoral, sem a participação do povo, a portas fechadas, com a presença de uma restrita equipe celebrativa de apoio. 

Nas orientações estão suspensos a realização das procissões e outros atos comunitários de piedade popular relacionados às celebrações da Semana Santa. As demais celebrações devem ser ser transmitidas (ao vivo e não por meio de gravação) pelos meios eletrônicos de comunicação e os fiéis devem ser devidamente informados acerca do horário de início das várias celebrações, para que possam se unir em oração em suas casas.

A Missa do Crisma ou dos Santos Óleos será adiada. A nova data será fixada e informada tão logo seja superado o tempo de pandemia. Na Quinta-feira Santa a orientação aos sacerdotes a faculdade de celebrar neste dia, em qualquer lugar adequado, a Missa sem o povo, com o lava-pés e procissão seja omitido e o Santíssimo Sacramento seja conservado no sacrário. Na Sexta-feira Santa, o rito de Adoração da Cruz, mediante o beijo, seja restrito ao presidente da celebração. Na Vigília Pascal acontecerá de modo também restrito sem a presença do povo. No início da Vigília ou Celebração da Luz, não será necessário acender e a bênção do fogo e O círio, já deve está preparado antecipadamente, seja aceso de modo simples. 
 
O Arcebispo Metropolitano finaliza as orientações esclarecendo que todas orientações foram expedidas De mandato Summi Pontificis pro hoc tantum anno 2020 (Por mandato do Sumo Pontífice apenas para este ano de 2020).

Clique aqui –  Orientações ao Clero – Semana Santa   – e conheça quais são as orientações do Arcebispo.

Fonte: Arquidiocese de Natal/ Pascom Nova Cruz