quarta-feira, 25 de março de 2020

Presidente Jair Bolssonaro faz pronunciamento em rede nacional e defende o fim dos confinamentos.

Discurso que põe ao avesso sua equipe do ministério da saúde tem repercussão negativa no país e no mundo.
(G1) 

Bolsonaro fez um pronunciamento na TV, na noite desta terça-feira (24), contrariando especialistas e pedindo a "volta à normalidade" e o fim do "confinamento em massa". O presidente também afirmou que meios de comunicação espalharam "pavor". Presidente colocou assim ao avesso, as ações da equipe do Ministério da Saúde, que propõe o contrário do pronunciamento do Presidente. Até agora não houve nota oficial do MS a respeito.

REPERCUSSÕES:

**O Presidente do Congresso Nacional,  o senador Davi Alcolumbre,  diz que fala de Bolsonaro na TV é 'grave' e que país precisa de 'liderança séria'
**A fala de Bolsonaro também foi criticada pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). Em nota, a entidade que representa médicos especialistas considerou que a fala do presidente pode dar falsa impressão que as medidas de contenção social são inadequadas e que a Covid-19 é semelhante ao resfriado comum.
Pronunciamento foi 'equivocado', e brasileiros devem seguir normas da OMS, diz Presidente do Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. 

Os secretários de saúde do nordeste também reagiram ao pronunciamento do presidente. Em carta aberta, os gestores disseram que assistiram “estarrecidos” ao discurso, no qual o presidente da República “desfaz todo o esforço e nega todas as recomendações para combate à pandemia do coronavírus”. Confira: