segunda-feira, 30 de março de 2020

Presidenta do TSE considera "precoce" debate sobre adiamento das eleições deste ano.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministra Rosa Weber, divulgou nota nesta segunda-feira (23) em que diz ser um "debate precoce" a discussão sobre adiamento das eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus, idéia defendida pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta durante entrevista coletiva. Além de Mandetta, o partido Podemos vem defendendo uma mudança na Constituição para adiar as eleições. A legenda também solicitou o adiamento ao TSE.
"Quanto ao adiamento das eleições municipais 2020, entendo cuidar-se de debate precoce, não sendo demais repisar que tem como objeto matéria prevista expressamente no texto constitucional e na legislação infraconstitucional", afirmou Rosa Weber na nota. A Constituição Federal estabelece a realização de eleições municipais no primeiro domingo de outubro, a cada quatro anos.
Colega de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) e futuro presidente do TSE, Luís Roberto Barroso também se manifestou a respeito do assunto. Barroso lembrou que, para o adiamento ocorrer, será necessária uma alteração da Constituição. "É papel do Congresso Nacional deliberar acerca da necessidade de adiamento, inclusive decidindo sobre o momento adequado de fazer essa definição. Se o Poder Legislativo vier a alterar a data das eleições, trabalharemos com essa nova realidade", afirmou Barroso, que assume a presidência do TSE em maio. O ministro acrescentou que, se o adiamento vier a ocorrer, deve ser "apenas pelo prazo necessário e inevitável para que as eleições sejam realizadas com segurança para a população".