domingo, 15 de março de 2020

ELEIÇÕES 2020: Ações de grupos políticos afunilam definições.

O que se verifica em Nova Cruz é um afunilamento das definições dos nomes que irão disputar as eleições de outubro próximo para a prefeitura municipal, pelo menos por parte dos principais grupos políticos da cidade. Porém somente o grupo liderado por Cid Arruda definiu a pré candidatura de vice. Confira as informações:
(Vereador Mateus Catolé, o mais votado de 2016 é pré candidato a vice no grupo de Cid Arruda)

GRUPO GOVERNISTA ( Ligado ao atual Prefeito Flávio de Beirói)

O grupo situacionista deu entrada no Tribunal Regional Eleitoral - TRE/RN, no registro da nova diretoria provisória do MDB, cujos membros são todos ligados a atual gestão. Esse fato sela definitivamente a expulsão do grupo "targineiro" do MDB e coloca um abispo que divide os bacuraus hoje ligados ao prefeito e os ligados ao falecido prefeito Targino Pereira. Uma divisão que marcará essas eleições, acreditam os especialistas políticos.

Importante frisar que o atual prefeito conta hoje com vereadores e algumas lideranças politicas que em nenhum momento foram bacuraus, muito pelo contrário, sempre foram adversários ferrenhos e combativos ao MDB, mas que usufruem dos cargos da atual gestão, o que está revoltando muita gente dita "bacurau".

GRUPO GOVERNISTA ( Ligado ao Prefeito falecido Targino Pereira)

Germano Targino, filho de Targino Pereira está com sua pré candidatura posta nas ruas. Diante da notícia de que o MDB, partido que seu pai segurou a bandeira por décadas,  ficará com o grupo do atual Prefeito que segundo ele "traiu" os bacuraus, resta ao mesmo buscar convencer os targineiros e aos bacuraus traídos o devido apoio ao seu projeto de derrubar do poder o atual prefeito de Nova Cruz, o "traidor" - nas palavras dele. 


GRUPO OPOSICIONISTA (Liderada por Cid Arruda Câmara)

No último sábado promoveu uma grande reunião, que contou com uma multidão no espaço "Fernando Buffet", em que seu líder maior, Cid Arruda (prefeito por tres vezes) anunciou definitivamente que é pré-candidato à Prefeitura, depois de esperar o momento certo de fazer o anunciou e de ouvir amigos e correligionários a respeito. Adiantou ele que, caso sofra algum impedimento de registrar sua candidatura lançará sua esposa Dra Valéria como candidata.

OUTROS GRUPOS POLÍTICOS

Apesar de terem anunciado seus nomes aos quatro cantos da cidade como pretensos candidatos a prefeito nestas eleições, tanto Hudson de Torinho quanto professor Narciso Genuíno mantiveram nos últimos dias um silêncio providencial, possivelmente, aguardando o desenrolar da reunião promovida por Cid Arruda Câmara ocorrida no último sábado. Eles continuam com o projeto de pre candidatura a Prefeitos? Ou irão apoiar algum dos pré candidatos já definidos? Vamos aguardar.

VICE PREFEITO?

Uma fato importante é que os grupos ligados ao governo eleito em 2016 (de Germano Targino e do atual prefeito) não apontaram ainda seus respectivos pré vice candidatos. 

No lado do Prefeito a preferencia era Valdo Salú (atual presidente da Câmara), no entanto seu nome declinou e perdeu forças diante de fatos envolvendo sua pessoa e de uma recente condenação judicial contra o mesmo. Com isso, outro nome está sendo cogitado para compor com Flavio de Beirói, o de Dra Aninha (atual secretária de Saúde), porém a mesma encontra problemas em sua gestão frente à pasta da saúde, principal calo da atual gestão em termos de reclamações da população.

Na outra ala situacionista eleita em 2016, o grupo liderado por Germano Targino, não se comenta nomes para ocupar a vice pre candidatura. O que pode enfraquecer Germano e "o poder de fogo na hora da onça beber a água" como se diz no vocabulário popular.

Em situação bem diferente e favorável, o grupo de oposição que é liderado por Cid Arruda Câmara porém, é o único que definiu as pré candidaturas de Prefeito e de vice. A pré vice candidatura está posto o vereador Mateus Catolé, nome de peso na política por ter sido o edil mais votado em 2016 e por englobar uma grande família e um grande número de correligionários, que se espera diante da lógica, estar unida em torno desse projeto.

(By  Claudio Lima)