terça-feira, 16 de abril de 2019




Um grande incêndio ocorreu na catedral medieval de Notre-Dame, no centro de Paris, na tarde da segunda-feira, levando bombeiros a limpar a área em torno de um dos marcos mais visitados da cidade.

A fumaça podia ser vista do topo da catedral gótica, enquanto chamas se espalharam além de suas duas torres, segundo relatos compartilhados nas redes sociais. 

Não ficou imediatamente claro o que causou o incêndio. O canal de televisão France 2 relatou que a polícia estava tratando como um acidente. De acordo com o jornal francês Le Monde, o fogo pode ter começado em um sótão da catedral.

A catedral, que remonta ao século XII e é famosa por apresentar no romance clássico de Victor Hugo, o Corcunda de Notre-Dame, atrai milhões de turistas todos os anos.

O vice-prefeito da capital francesa, Emmanuel Grégoire, declarou que a prioridade das equipes é, além de combater o fogo, salvar o máximo de obras de arte diante de "danos colossais". 


O presidente francês Emmanuel Macron cancelou um pronunciamento que faria ao país mais tarde, classificando o incêndio da catedral como "terrível". Ele deve visitar a catedral ainda na noite desta segunda-feira.

Até mesmo o presidente dos EUA, Donald Trump, lamentou o incêndio e sugeriu o uso de aeronaves para o combate rápido das chamas.

A Catedral de Notre-Dame passava por reformas, com algumas seções sob andaimes, enquanto as estátuas de bronze foram removidas na semana passada para obras.