quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Multidão comparece ao ultimo adeus a Targino Pereira.



(Fotos: Lia Pimentel)

O velório aconteceu inicialmente na Fazenda Trincheira, de sua propriedade, durante toda a noite da segunda feira. Já na manhã da terça feira, 08, o corpo foi levado em cortejo até o Ginásio Poliesportivo Geovana de Azevedo Targino, onde permenceu até o final da tarde. Durante este período, uma grande multidão compareceu para dar suas últimas homenagens a Targino. Auxiliares da administração, amigos, correligionários e o povo se aglomerou no ginásio e em todas as suas adjacências para acompanhar o velório. Nomes da política estadual participaram para o último adeus ao prefeito de Nova Cruz, como a ex governadora Rosalba Ciarline, o ex senador Garibaldi Alves, além de Carlos Eduardo Alves e Henrique Alves, que foi um dos que discursou no local, o ex prefeito Cid Arruda Câmara, Geraldo Melo, deputados estaduais, federais, prefeitos e ex prefeitos de diversas cidades vizinhas.

Outro momento emocionante também foi a celebração da Missa de Corpo Presente presidida pelo Arcebispo Emérito de Natal, D. Matias Patrício de Macedo que por 22 anos foi pároco de Nova Cruz e amigo pessoal de Targino Pereira, e que foi concelebrada por vários padres da região. Ao final da tarde, o corpo foi conduzido até o carro do corpo de bombeiros que o levou em cortejo fúnebre acompanhado por centenas de carros e ônibus até o cemitério da Fazenda Trincheira de sua propriedade para o sepultamento.

Diversas entidades, órgãos governamentais enviaram ao longo da terça feira, diversas notas de pesar pelo falecimento de Targino Pereira, destacando-se a nota emitida pela Federação dos Municípios do RN – FEMURN que assim diz:

"A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN, em nome dos Prefeitos Municipais de todo o Estado, seus Diretores e Servidores, manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Prefeito do Município de Nova Cruz, Targino Pereira, ocorrido na tarde desta segunda-feira, 07 de janeiro. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, pedindo pelo conforto de seus corações. O Município de Nova Cruz e o Rio Grande do Norte perdem um dedicado cidadão, que trabalhou ativamente pelo desenvolvimento de seu Município, sua região, e do Estado do Rio Grande do Norte. Ex-Prefeito Municipal de cidades do Estado da Paraíba e ex-Deputado Estadual, Targino deixa um importante legado de realizações.
Em nome da FEMURN e dos prefeitos do Estado, deixamos nossos votos de pesar.
Atenciosa e respeitosamente,
Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN"

O Prefeito Targino Pereira faleceu na tarde da segunda-feira, 07 de Janeiro em Natal, vitimado por complicações de saúde, ele tinha 82 anos e deixa a esposa Dona Germana Targino ( ex prefeita de Nova Cruz) e dois filhos: Germano Targino (ex prefeito de Lagoa Danta) e Silvana Targino.

TARGINO PEREIRA DE COSTA NETO – Breve histórico político
Nasceu em Araruna – PB em 1937, onde se lançou na política local com apenas 22 anos e se tornou seu prefeito. Também foi prefeito na vizinha cidade de Tacima. No Rio Grande do Norte ingressou na política em Nova Cruz como candidato a Prefeito pela ARENA 1 em 1982 não alcançando êxito. Em 1988 lançou-se pelo MDB à prefeitura sendo eleito pela primeira vez. Foi deputado estadual em 1994, onde exerceu a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Comissão de Constituição e Justiça e também foi secretário de estado. Foi interventor no município de Goianinha. Elegeu sua esposa Germana Targino como Prefeita de Nova Cruz em 1996, apoiou a terceira eleição de Cid Arruda em 2012 e foi candidato pela terceira vez a prefeito de Nova Cruz tendo conseguido se eleger em 2016.

(Matéria Claudio Lima)