sábado, 19 de janeiro de 2019

Centenas de pessoas realizam cadastros para doação de medula óssea em Nova Cruz.


Hemocentro do RN mobilizou população em dois dias.

Centenas de pessoas compareceram na Câmara Municipal de Nova Cruz, nos últimos dias 17 e 18 de Janeiro para se cadastrarem como doadores de medula óssea no Hemocentro do RN, atendendo à campanha promovida pela família do jovem José Vital, que necessita do transplante de Medula para a cura de uma enfermidade congênita.
(José Vital)

Profissionais do Hemocentro estiveram realizando os cadastros e coletando o sangue para averiguação das compatibilidades. Segundo estatísticas a probabilidade de se encontrar um doador compatível com o paciente é de 1 a cada mil pessoas, daí  a importância de se ampliar em todo o Brasil esses cadastramentos.




(População particiando da campanha)
(Secretários Municipais também se mobilizaram para participarem da campanha)

Os principais beneficiados com o transplante são pacientes com leucemias originárias das células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço e anemias graves (adquiridas ou congênitas).

Os doadores preencheram  um formulário com os dados pessoais atualizados e em seguida tiveram coletada uma amostra de sangue de 4 ml para o teste de tipagem, que verifica a compatibilidade do doador.

Para se tornar um doador é preciso:

-Ter entre 18 e 55 anos
-Estar bem de saúde
-Não ter doença infecciosa ou incapacitante
-Apresentar um documento oficial com foto

Quem quiser ser doador, pode a qualquer momento se dirigir ao Hemocentro em Natal e seguir as orientações já divulgadas.


(Matéria e fotos: Claudio Lima)