sexta-feira, 4 de maio de 2018

PROJETO DE FOTOGRAFIA DO RN PARTICIPA DE INTERCÂMBIO NOS ESTADOS UNIDOS



(Foto com os autores dos projetos selecionados)

O Projeto Fotografia, Memória e Identidade desenvolvido em escolas públicas e comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte estará participando no período de 05 a 13 de maio de 2018 de um intercâmbio de experiência em tecnologia digital que acontecerá no MIT Media LAB em Boston nos Estados Unidos da América. A inciativa será apresentada pelos coordenadores Raimundo Melo e Talita Barbosa.

O Projeto é uma Tecnologia Social que faz uso da fotografia e do exercício do olhar na dinamização criativa do processo educativo e na produção e difusão de bens culturais. A iniciativa articula os campos da fotografia, memória e identidade, dando ênfase ao protagonismo de crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas e Comunidades Quilombolas no Estado do Rio Grande do Norte.

A proposta trabalha a produção e difusão do conhecimento de forma colaborativa, dando ênfase ao uso das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação. A experiência incentiva a formação integral e mão na massa dos participantes, a criação de espaços de museus comunitários e o compromisso da educação com a transformação social.

A Tecnologia Social é realizada pelo Projeto RPTV – Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural que é uma iniciativa da Organização da Sociedade Civil CECOP – Centro de Documentação e Comunicação Popular e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte.
O Projeto Fotografia, Memória e Identidade foi uma das 08 propostas selecionadas no Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2018, num total de 213 inscritos. Além do Rio Grande do Norte participarão do intercâmbio internacional iniciativas dos estados de São Paulo, Pará, Mato Grosso Sul, Paraná, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O desafio Aprendizagem  Criativa Brasil é uma iniciativa da Fundação Lemann e do MIT Media Lab que visa fomentar a implantação de soluções inovadoras e com potencial de criar um grande impacto na educação pública do Brasil, tornando a educação brasileira mais mão na massa, colaborativa e prazerosa.