terça-feira, 16 de janeiro de 2018

RN: Demissões devem gerar mais de 5 milhões em economia.

As demissões não precisam de aprovação na AL-RN.
(Info: G1 RN)


As demissões anunciadas pelo governo do Rio Grande do Norte e que já estão sendo adotadas para recuperar a situação financeira estadual devem gerar uma economia de mais de 5 milhões de Reais mensalmente, conforme anunciou ontem, o Secretário de Administração e Recursos Humanos, Cristiano Feitosa.

Segundo ele, as demissões não dependem de autorização da Assembléia, diferentemente das demais medidas anunciadas pelo governo estadual e por isso já estão sendo postas em prática.

O primeiro grupo afetado com a reforma na folha, que já foi iniciada, é o de cargos comissionados. Segundo Feitosa, a intenção é de colocar para fora aproximadamente 280 pessoas que estão em cargos de comissão, mais ou menos 20% do total desses cargos, que é de 1380. Em seguida o Executivo vai demitir os aposentados celetistas que têm outro vínculo com o Estado. São aproximadamente 600 pessoas que estão distribuídas entre os órgãos Ceasa, Datanorte a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). Eles se aposentaram pelo INSS por esses órgãos e mantêm vínculo trabalhista com o Governo, recebendo renda de duas fontes. Porém, não foram ainda aposentados pelo Instituto Previdenciário do RN (Ipern)”, explicou o secretário.

Outro levantamento é sobre os funcionários que tem mais de uma matrícula ativa no estado de forma irregular. E ainda destacou que, caso essas primeiras medidas não surtam os efeitos desejados, o governo deverá demitir os servidores não estáveis.

Em relação a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN, o Secretário afirmou que as demissões naquela instituição estão a cargo da Reitoria, acrescentando que as mesmas devem obedecer a uma decisão do Supremo Tribunal Federal.