sábado, 2 de dezembro de 2017

Dia "D" em favor dos rios Piquiri e Una em Pedro Velho.

Reúne autoridades e Caravanas do Agreste.


Aconteceu na tarde desta sexta feira, 1 de Dezembro, na Associação "SOS PIQUIRI", no centro da cidade de Pedro Velho, mais uma grande mobilização popular em favor das preservações dos rios UNA e PIQUIRI, principais bacias que abastecem as principais cidades da Região, que contou com as presenças de diversas caravanas dos municípios da região, prefeitos, vereadores, representantes de órgãos governamentais do estado e do Arcebispo de Natal, D. Jaime Vieira Rocha.









(Folder explicativo sobre os rios distribuído durante o evento)




Na pauta da audiência pública promovida pelos Fóruns Sociais de Políticas Públicas dos Municípios de Nova Cruz, Pedro Velho e Santo Antonio, pelo Serviço de Assistência Rural - SAR (Arquidiocese de Natal) e pela associação pedrovelhense acima citada, a apresentação do Documento Final de reivindicações para os governos, Federal, estadual e municipais, acerca da preservação dos rios, a efetivação de ações que previnam os malefícios à saúde dos mananciais, constatados pelos participantes das entidades sociais e solicitação de recursos aos órgãos de proteção ambiental para uma fiscalização mais ampla e efetiva nos estuários hídricos. Dentre os presentes estavam os prefeitos, Manoel Gustavo - Montanhas,  Josimar - Santo Antonio, vereadores das cidades envolvidas, SAR, IBAMA, CAERN, IGARN, SEMAR, SEC. EST. EDUCAÇÃO através da 3ª DIRED de Nova Cruz, representantes de ONGs, Entidades Sociais, Pastorais de diversas paróquias, Igrejas Evangélicas, Sindicatos Rurais, Secretários Municipais de diversas pastas e padres e diáconos de diversas cidades.

(Diácono Alexandre de N. Cruz e Chiquinho)
 (Francisco Assis - SOS PIQUIRI, Pref. Manoel Gustavo - Montanhas e Ubiratan)

 (Vereadores de Nova Cruz: Alisson, Patrícia, Jr. Salu e César deAugustinho, além de João da AMAP, Severino de Heleno (Sind. Trab. Rurais de Nova Cruz e amigos de Nova Cruz)

 (Prof. Miguel Rosa Filho - Diretor da 3a DIREC/SEEC-RN e Prof. Antonio Barbosa)

Os debates avançaram pela noite e ao final foi assinado o Documento Final, com a chancela da Arquidiocese de Natal, que será entregue aos órgãos públicos, governos e entidades.

(Fotos PASCOM Nova Cruz)