segunda-feira, 17 de abril de 2017

Programa NAÇÃO NOVA CRUZ. Resumo da semana.


Resumo do que foi debatido no programa:  NAÇÃO NOVA CRUZ – Sábado, 15 de Abril de 2017. O programa NAÇÃO NOVA CRUZ é exibido todos os sábados, a partir das 12 h, na rádio Agreste FM – 107,5 MHz e que pode também ser acompanhado pelo site: www.radioagrestefm.com.br, apresentado pelos radialistas, Claudio Lima e Lenilson Cunha com a participação especial de Cid Arruda Câmara, prefeito por 3 vezes e líder político no município de Nova Cruz, onde são debatidos os principais assuntos políticos e sociais que se destacaram durante a semana, sendo hoje, um programa de cunho oposicionista local, uma tribuna para a voz da população novacruzense.

Nesta edição o NAÇÃO NOVA CRUZ tratou de diversos assuntos em especial, discorreram sobre os CEM PRIMEIROS DIAS da atual gestão. Inicialmente, noticiou-se o fato do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba -TCE/PB ter condenado o atual prefeito de Nova Cruz a devolver pouco mais de novecentos mil Reais, que segundo o processo, foram frutos de desvios quando o mesmo era gestor em Tacima/PB. O processo cabe recurso. 
Também foi noticiado e debatido a informação de que o programa AABB COMUNIDADE, até aquele sábado, não havia ainda iniciado suas atividades prejudicando cem alunos da rede publica de ensino de Nova Cruz.

Mas o assunto principal foi a análise dos CEM PRIEIROS DIAS da atual gestão completados no ultimo dia 10 de Abril. Com texto de Claudio Lima, acompanhe o Script do programa sobre este assunto, abaixo:

"Nesta semana, a atual gestão do PMDB em Nova Cruz completou os seus primeiros cem dias. Este período emblemático de cem dias é escolhido pelos analistas políticos, econômicos e sociais, pelas inúmeras entidades representativas da sociedade, pelas federações Confederações, dos municípios, das Câmaras municipais e do Legislativo Federal, pelas representações jurídicas diversas, para verificarem e avaliarem como se construiu a base administrativa e política da gestão, o que serve de INDICATIVO pleno e inequívoco do que permeará os próximos 3 anos e alguns meses do mesmo governo.
Nova Cruz toda sabe que saímos de uma gestão organizada, com pagamentos rigorosamente em dia, com serviços públicos em todas as áreas funcionando à sua plenitude, com instrumentos e estruturas suficientes para permitir que a gestão sucessora iniciasse o seu governo de forma equilibrada.
No entanto, a atual gestão do PMDB,“em tão pouco tempo”, como afirmam os seus defensores, simplesmente promoveu um descarrilhamento de uma estrutura governamental que estava nos trilhos, em que todos os vagões saíram dos trilhos, desgovernados pela máquina principal, cujos maquinistas não se entendem e que nos leva-nos a ver que, o “futuro” que ora começa está na verdade, empurrando nosso município de ladeira abaixo.
Vamos a alguns fatos que comprovam essa tese e que foram verificadas pelos novacruzenses durante estes cem dias:
SAÚDE: Nova Cruz tinha um hospital inoperante graças a uma obra que se arrastava há anos e que teve inclusive recursos desviados na gestão anterior do PMDB. A gestão passada tratou de encarar o problema de frente investindo recursos próprios da Prefeitura conseguiu concluir as obras, reequipar o hospital e restabelecer o seu atendimento pleno. Novacruzenses voltaram a nascer em Nova Cruz. Porém nestes primeiros cem dias da atual gestão, o que vemos e ouvimos são relatos que mancham e negativam a imagem do nosso hospital...
A gestão passada do então prefeito Cid Arruda tinha como contratados, dois ônibus que eram destinados ao transporte, todos os dias, dos pacientes que necessitavam de atendimentos especializados em Parnamirim e em Natal, transporte feito em veículos com qualidade para que oferecessem o máximo de conforto que estas pessoas necessitavam. Na atual gestão, nestes primeiros cem dias, o que vimos e ouvimos: O numero de veículos foi reduzido para apenas UM – Natal e Parnamirim, o que causou diversos transtornos aos pacientes e aos acompanhantes, conforme muitos relataram em redes sociais e para piorar, o maior escândalo já visto na nossa região: O veículo foi retirado de circulação pelo proprietário, segundo relatos, por falta de pagamentos e o que foi mais grave ainda: SUBSTITUIRAM O VEÍCULO POR UM ONIBUS DO PROGRAMA CAMINHOS DA ESCOLA, O AMARELINHO, ATO QUE É PROIBIDO POR LEI E QUE PODE LEVAR OS GESTORES A SEREM INDICADOS POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Fato que durou quase uma semana inteira.
Este episódio GROTESCO promovido pela atual gestão do PMDB em Nova Cruz teve uma repercussão negativa sobre Nova Cruz. Mas para piorar a situação e DEMONSTRANDO que esta gestão que aí está, esqueceu das belas promessas de campanha, contratou outro ônibus para levar os pacientes, para Natal. O que ouvimos e vimos são relatos constantes das pessoas reclamando novamente da qualidade do veículo, que segundo populares quebrava-se constantemente (Depoimento de novacruzense)... É esse o FUTURO QUE ESTÃO QUERENDO PARA NOSSA SAÚDE? E QUE COMEÇA AGORA? EM APENAS CEM DIAS TUDO ISTO OCORREU IMAGINEM SENHORES NOS PROXIMOS ANOS COMO SERÁ...
E a distribuição de Remédios? Como era? Se lembram?
Pois é. Na gestão de Cid Arruda os medicamentos eram entregues todos os dias e não faltava. E Hoje, nestes cem dias, a distribuição de remédios foi ampliada como prometeu a atual gestão? O que vemos hoje, em apenas cem dias, é que a distribuição dos remédios também piorou e muito. Nas primeiras semanas a população ficou sem receber esses medicamentos. Graças as denúncias sistemáticas que fizemos neste programa e a atuação dos nossos vereadores de oposição também denunciando os fatos na Câmara Municipal é que a distribuição dos remédios voltou. Mas voltou de uma forma que não agradou as pessoas: APENAS DUAS VEZES POR SEMANA, quando repito, acontecia todos os dias na gestão passada. E ainda vez por outra falta medicamento tal, ou medicamento qual. É ESSE O FUTURO QUE COMEÇA EM NOVA CRUZ EM APENAS CEM DIAS?
E o funcionamento dos postos de saúde, como estão? E os pagamentos aos profissionais da saúde (Agentes, auxiliares e médicos?) O que se ouve e o que se vê são inúmeras reclamações acerca destes desmandos.
---------------------------------------
EDUCAÇÃO: Nova Cruz experimentou na gestão passada a melhor gestão para a educação no nosso município... CRESCIMETO NO IDEB/ PROMOÇÕES VERTICAIS E HORIZONTAIS RESPEITADAS/ ESCOLAS E CRECHES SENDO AMPLIADAS, REFORMADAS, REEQUIPADAS/ PROGRAMAS SOCIOEDUCACIONAIS FUNCIONANDO PLENAMENTE/ ESCOLA DE COMPUTAÇÃO, DE MÚSICA E AABB COMUNIDADE SERVINDO AOS NOSSOS ESTUDANTES/ PISO SALARIAL SENDO RESPEITADO/  INTENSA RELAÇÃO COM AS ENTIDADES DE CLASSE E COM O CONSELHO DA EDUCAÇÃO SENDO RESPEITADA. Era assim que a Educação em Nova Cruz funcionava até 2016. Em 2017, em apenas CEM DIAS, a atual gestão municipal registrou diversos problemas: Piso salarial retroativo a Janeiro e Fevereiro ainda não foi pago pela atual gestão; Transportes particulares de qualidade inferior sendo contratados para servir aos estudantes que reclamam da péssima qualidade de alguns/ Onibus amarelinho servido para transportar pacientes para NATAL/ Programas sócio-educacionais que ainda não funcionam adequadamente para os alunos/ Programa AABB Comunidade que ainda não foi iniciado/ Telecentro Edmar Viana que abrigava as escolas de música e de computação fechados/...
É esse o futuro da educação que começa agora em Nova Cruz?
 -----------------------------------
COMO ANDA O APOIO A CULTURA E AOS ARTESÃOS NOVACRUZENSES? O que vimos e ouvimos é que Os artesãos deixaram de participar de eventos importantes por falta de apoio da atual gestão. Eles não participaram da FIART (Feira Internacional de Artes em Natal) que foi uma excelente oportunidade delas mostrarem seus trabalhos e que foi negada pela atual gestão. O grupo KINGS DANCE um dos maiores de Nova Cruz e da Região, na sua categoria, não teve o mínimo de apoio da atual gestão que lhe negou lugar para os ensaios. Mas mesmo assim, com o apoio dos novacruzenses que acreditam na nossa cultura o grupo conseguiu local para ensaio e com isso, conquistou título importante há algumas semanas. Até mesmo Cantor e banda que cantaram e embalaram, com suas músicas a campanha do então candidato do PMDB hoje gestor do município, desabafou nas redes sociais afirmando que CAIU FORA por falta de apoio mesmo. É ESSE O FUTURO QUE COMEÇOU AGORA PARA NOSSA CULTURA E PARA NOSSOS ARTESÃOS?
----------------------------------
OBRAS E INFRA ESTRUTURA: Buracos que tomam conta da cidade colocando em risco a integridade física das pessoas / Os apagões constantes na cidade / As obras de calçamentos/ das CRECHES/  que não tiveram continuidade?
-----------------------------------
E OS IMPOSTOS? Carro Chefe da Campanha política do atual gestor, os impostos estão vindo mais caros para a população. O primeiro foi o ALVARÁ DE PORTAS ABERTAS cujos valores em muitos casos veio três vezes mais caro. (DEPOIMENTOS)...
------------------------------------
FUNCIONALISMO PUBLICO: Que durante os últimos 4 anos recebeu rigorosamente em dias seu pagamento e inclusive durante a grande maioria dos meses de forma antecipada o que fez circular DINHEIRO no município, beneficiando o COMERCIO.
Nestes PRIMEIROs CEM DIAS, em tão pouco tempo, a atual gestão do PMDB pagou fora do mês em Janeiro e Fevereiro, e o que é pior: UM GRANDE NUMERO DE FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS EFETIVOS RECLAMARAM DO NÃO PAGAMENTO DE GRATIFICAÇÕES, E HORAS EXTRAS, A QUE TINHAM DIREITO/ PAGAMENTOS ERRADOS COM VALORES A MENOS NOS CONTRACHEQUES/ O ADIAMENTO DO CONCURSO PUBLICO QUE A POPULAÇÃO TANTO ESPERAVA/ E DURANTE ESTES CEM DIAS, A QUANTIDADE DE CARTINHAS QUE CHEGAM PARA FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS QUE TEM EMPRESTIMOS COM A CAIXA PARA REGULARIZAREM SUAS SITUAÇÕES CORRENDO O RISCO DE SEREM INCLUIDOS NO SPC/SERSA, UM FILME QUE JÁ FOI VISTO PELOS NOVACRUZENSES EM UMA GESTÃO DO PMDB ANTERIOR."

Todos os assuntos foram debatidos pelos apresentadores com as participações ainda de, João Maria da 13, Ronaldo Pequeno - DOUTOR e Dinha de Carmosina.