sexta-feira, 31 de março de 2017

Governo do Estado realiza Fórum sobre Transporte Escolar na Região Agreste.

O Fórum foi dirigido aos Prefeitos, gestores escolares, motoristas e secretarias municipais de educação da jurisdição da 3ª DIREC.


 



O governo do estado do Rio Grande do Norte através da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura –SEEC e da Comissão Permanente de Acompanhamento e Fiscalização do Transporte Escolar –CPATE/RN realizou na quinta feira, 30 de Março, no auditório da Câmara Municipal de Nova Cruz o Fórum: TRANSPORTE ESCOLAR 2017 EM DEBATE, para prefeitos, gestores escolares, motoristas escolares e representantes das secretarias municipais de educação, infraestrutura e de transportes dos municípios que compõem a jurisdição da 3ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – DIREC, sediada em Nova Cruz, com o objetivo de transmitir e debater as principais orientações acerca do bom funcionamento do programa CAMINHOS DA ESCOLA – do Governo federal em parceria com os estados e municípios e do Programa Estadual de Transporte Escolar –PETERN.

A CPATE/RN foi representada pelos membros, Marcia Eugenia Duarte, Aurea Celeste de Lima e Lana Vanessa, enquanto que a 3ª DIREC enviou técnicos administrativos e financeiros para apoiar a realização do evento que contou com a presença do seu diretor, professor Miguel Rosa Filho que fez a abertura dos trabalhos. Em seguida, a técnica Marcia Eugenia proferiu um painel em que apresentou as principais orientações sobre o transporte escolar: Parcerias – Governo do estado e municípios; os direitos do usuários – alunos do Ensino Fundamental dos municípios e do estado; as obrigações dos parceiros – gestores escolares, DIREC, gestores municipais e motoristas.

Também foi apresentado um relatório contendo números que mostram os investimentos feitos pelo Governo estadual no programa, municípios e DIRECs atendidos, e de alunos usuários atendidos. Também foi informado como a população pode denunciar casos que evidenciem o USO ILEGAL dos ônibus “amarelinhos”. Neste caso, a técnica Márcia Eugenia informou que todas as denúncias são recebidas, averiguadas, acionadas as partes envolvidas e caso comprovadas, remetidas as denúncias com as provas necessárias ao Ministério Público e ao setor competente do Governo do Estado.

A 3ª DIREC, sediada em Nova Cruz é composta de 18 municípios: Boa Saúde, Brejinho, Espírito Santo, Jundiá, Lagoa Danta, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Montanhas, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, Passagem, Pedro Velho, Santo Antonio, São José do Campestre, Serra de São Bento, Serrinha e Várzea.

(Matéria e fotos: Claudio Lima)