quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Nova Cruz celebra Jubileu de Sacração Episcopal de D. Matias.

Missa reuniu centenas de fiéis na Igreja Matriz de Nova Cruz.
(Fotos Claudio Lima/ Pascom)

D MATIAS MISSA
 CID6
A Missa em Ação de graças aconteceu na noite da ultima quarta feira, 21 de Outubro, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição em Nova Cruz, presidida pelo próprio D. Matias, que foi pároco desta regional durante 22 anos. Cerca de 20 Padres da Arquidiocese de Natal e de outras dioceses, inclusive a de São Paulo, concelebraram a Missa.
Cópia de CID2 
 PADRES
Familiares do Arcebispo Emérito de Natal e Centenas de paroquianos e de visitantes de outras paróquias pelas quais D. Matias exerceu sua missão eclesiástica participaram da Missa, que foi prestigiada pelo Prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda Câmara, do vice Prefeito de Passa e Fica, além de vereadores e autoridades de várias cidades vizinhas.
CID6
 CID1
FAMILIARES 2 
CID4 
SEU ZEZITO
VER. ALUISIO SENA
O Padre Francisco Inácio da Silva, Pároco de Nova Cruz iniciou a celebração dando as boas vindas aos paroquianos e as caravanas convidadas, afirmando que aquele era um momento ímpar na vida paroquial de Nova Cruz, assim como foi há 25 anos, quando D. Matias foi sagrado Bispo da Igreja Católica, inclusive de forma inédita, aqui mesmo em Nova Cruz. O Vigário paroquial de Nova Cruz, Padre Antônio Roberto fez os comentários da Missa. Familiares e membros da sociedade novacruzense participaram da missa na 1ª Leitura, Preces, Procissão das Ofertas.
Primeira Leitura e Evangelho
1ª Leitura
 EVANGELLHO
Salmista e Homilia ( Pe. Matias de Nova Cruz)
SALMISTA
PE MATIAS HOMILIA
Leitura das Preces
PRECES4
PRECES3
 PRECES2
 PRECS 1
PRECES5    
Ofertório
PRECES6   
OFERTORIO2
 OFERTORIO3
 OFERTORIO7
Rito Eucarístico
ELEVAÇÃO PAO
ELEVAÇÃO VIINHO
Ao final da celebração, o Prefeito Cid Arruda levou suas palavras, parabenizando D. Matias pelos 25 anos de sua sacração episcopal, em nome da população novacruzense.
CID7
Também falaram em nome dos religiosos, Irmã Celma – da congregação Filhas do Amor Divino e Padre Iranildo Augusto. Também um casal novacruzense, José Mariano e Maria Lila renderam suas homenagens a D. Matias.
HOMENAGENS PE VIRGILIO 2
HOMENGAENS IRMÃ CELMA   
HOMENAGENS COMUN. SERRA DE S BENTO
HOMENAGENS COMUNIDADE
O Arcebispo emérito de Natal, D. Matias enfim, agradeceu a todos os presentes, familiares, amigos e paroquianos, pela acolhida e pelo companheirismo ao longo dos 52 anos de sua vida eclesiástica. Lembrou dos fatos ocorridos durante a celebração de sua sacração ocorrida em 21 de Outubro de 1990, aqui em Nova Cruz, inclusive apontando muitas pessoas que participaram daquele momento de relevância histórica na vida religiosa de nossa comunidade e que estavam presentes na missa de ação de graças.Em seguida foi servido um Jantar para as autoridades e convidados em Fernando Recepções.
 CID E DOM MATIAS
 CID4   
JANTAR
BIOGRAFIA
fotos d matias relembranças
Matias Patrício de Macedo nasceu em Santana do Matos (RN), em 14 de abril de 1936, filho de José Patrício de Macedo e de Luiza Valdenita da Cunha. Ainda criança, mudou-se com a família para Angicos, onde era vigário Padre Manuel Tavares, seu primeiro educador na fé. Em 1951, ingressou no Seminário de São Pedro, acolhido pelo Reitor Dom José Adelino Dantas. De 1957 a 1963 faz os cursos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Fortaleza.
Foi ordenado sacerdote por Dom Eugênio Sales, na Catedral de Natal, em 21 de julho de 1963. Em dezembro deste mesmo ano, foi nomeado Vigário Cooperador de Ceará-Mirim. Em 10 de julho de 1964, assumiu a paróquia de Canguaretama e Pedro Velho, permanecendo até 1968, quando foi transferido para Nova Cruz, onde foi pároco por 22 anos. De outubro de 1973 a junho de 1974 participou, em Roma, de um Curso de Atualização Pastoral, na Pontifícia Universidade Salesiana.
Foi eleito bispo para Diocese de Cajazeiras a 12 de Julho de 1990, sendo ordenado por Dom Alair Vilar, então Arcebispo de Natal, na cidade de Nova Cruz, em 21 de outubro do mesmo ano. Governou a Diocese de Cajazeiras de 1990 a 2000, sendo então transferido para Campina Grande, como bispo coadjutor, em 2000, e Bispo Diocesano em 2001. Em 26 de novembro de 2003, foi transferido para a Arquidiocese de Natal, iniciando o ministério arquiepiscopal em 25 de janeiro de 2004, permanecendo até 21 de dezembro de 2011. É importante destacar que durante seu bispado, D. Matias ordenou: 58 padres (Natal), 25 padres (Cajazeiras), 4 (Campina Grande) e 01 Bispo – D. Francisco Canidé Palhano, da Bahia.
Fonte: Arquidiocese de Natal