sexta-feira, 17 de abril de 2015

Capacitação prepara profissionais contra a Dengue e Chikungunya.


A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Cruz -SMS, realiza nesta sexta feira, 17 de Abril, encontro de Capacitação no auditório da Secretaria Municipal de Educação, durante todo o dia, com o objetivo de preparar os profissionais da saúde para o melhor enfrentamento à Dengue e à Febre Chikungunya.
Deverão participar da capacitação, enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, equipes do NASF, do Hospital Municipal Mosenhor Pedro Moura e CAPS. Também foram convidados os técnicos das Secretarias Municipais de, Assistência Social – SMAS e da Educação – SME.

Serão abordadas questões como: eliminação dos focos/criadouros do mosquito Aedes Egypt, reconhecimento e diferenciação dos sintomas, fluxo de notificações das referidas doenças, exames a serem solicitados, entre outras ações a respeito.

Tanto a Dengue quanto a febre Chikungunya são causadas por vírus, portanto tem sintomas parecidos com outras viroses, o que muitas vezes dificultam o diagnóstico mais preciso, por isso, a capacitação é importante para um melhor e mais preciso combate as doenças” – afirmou a Secretária de Saúde, Dra Rita Cássia.

NÚMEROS DA DENGUE

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou na quarta-feira (15) os novos números da doença no Rio Grande do Norte. As informações são referentes à semana epidemiológica nº 14, com dados coletados até o dia 11 de abril. Ao todo, foram notificados 10.774 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento de 259,85% em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total de notificações, 1.162 casos foram confirmados.
Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (2.550), Parnamirim (614), Currais Novos (541), Mossoró (476) e Parelhas (458). Quanto à incidência em dengue, 49 municípios apresentaram alta, 31 estão com média, 56 estão com baixa e 31 apresentaram incidência silenciosa.

O QUE É E OS SINTOMAS DO CHIKUNGUNYA.

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado ( o mesmo da dengue) e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. (Info: Ministério da Saúde)