terça-feira, 28 de abril de 2015

Assistência Social apresenta projeto de transparência do Bolsa Família


apresentação projeto bolsa família nova cruz

Projeto deve ser inscrito no site do Ministério do Desenvolvimento Social no link “Boas Práticas do Programa Bolsa Família”
A secretária de Assistência Social de Nova Cruz, Márcia Valéria de Morais, apresentou, na última sexta-feira (24), aos funcionários do Bolsa Família, o projeto Política Pública e Transparência: População Novacruzense e Poder Público juntos na condução de um Programa Bolsa Família mais Justo e Acessível. O projeto será desenvolvido no município e tem o objetivo de mobilizar a população com vistas a uma gestão digna, justa, acessível, transparente, participativa e consciente no que diz respeito aos benefícios e a boa condução do Programa.
 A iniciativa cria um leque de ações que vão permitir o maior controle social do programa, que passa não só a disponibilizar a lista pública do beneficiários, mas também a fortalecer ciclos de debate junto a população, apresentando as condicionalidades do Bolsa Família e mobilizando e incentivando a população a acompanhar a gestão e a denunciar beneficiários que se mostrem fora dos critérios do programa.

apresentação projeto bolsa família nova cruz 1

O projeto também prevê a criação de mecanismo de ouvidoria para receber denúncias e sugestões, como ainda procedimentos de conscientização no tocante ao desligamento voluntário e as punições para as famílias que recebem o benefício de forma irregular. Outra ideia importante é a implementação do Bolsa Família itinerante e a realização de campanhas educativas nos eventos que são organizados no município, de forma a ampliar a informação de maneira lúdica e convencional.
De acordo com a secretária de Assistência Social de Nova Cruz, Márcia Valéria de Morais, a principal meta do projeto é alcançar e manter os beneficiários que se enquadrem rigorosamente dentro do perfil exigido pelo programa. “A gestão do prefeito Cid Arruda tem compromisso com a transparência e a legalidade e esse projeto é mais uma medida que aponta para o fortalecimento dessas duas bases administrativas”, assegurou.
O cronograma de atividades do Política Pública e Transparência: População Novacruzense e Poder Público juntos na condução de um Programa Bolsa Família mais Justo e Acessível apresenta ações que vão ser realizadas durante todo o ano. O planejamento da gestão é que até o final do mês de outubro todas as medidas tenham sido desenvolvidas e avaliadas. “Esse é um projeto que deve ser sequenciado neste e nos próximos anos e esperamos já em outubro está inscrevendo essa proposta no site oficial do Ministério de Desenvolvimento Social, registrando Nova Cruz no link das Boas Práticas do Programa Bolsa Família”, concluiu a secretária.