sábado, 7 de fevereiro de 2015

Robinson Faria lê sua primeira mensagem na AL.


      O governador Robinson Faria leu sua primeira mensagem como chefe do poder Executivo estadual, em sessão Solene no Plenário Clóvis Mota, na Assmbleia Legislativa do RN, na ultima terça feira,03 de Fevereiro. Emsuma, Governador destaca contenção de gastos e investimento em saúde, educação e segurança ;

·             Aos deputados, Robinson Faria convocou a união de esforços ;
·         O governador falou sobre o déficit fiscal do Governo, de R$ 610 milhões- enfatizou que o planejamento e criatividade superarão a burocracia e darão ao Rio Grande do Norte uma nova possibilidade de crescimento, muito disso em virtude do empréstimo de R$ 850 milhões junto ao Banco do Brasil para financiar convênios e contrapartidas de obras de infraestrutura, solicitação apoiada pela Casa.
·         O governador ainda elencou ações que o seu governo adotará para regular as contas do estado, como o CORTE em 30% das dotações orçamentárias; a suspensão do empenho de novas despesas. EXCETO o cumprimento de contrapartidas de contratos de repasse, convênios, contratos de financiamento firmados com instituições financeiras, e emendas parlamentares.
·         Em 90 dias apresentará um estudo sobre novas normas de aquisição, locação e manutenção de frota e auditorias nas folhas de pagamentos.
·         Segurança Pública: Implantação do RONDA CIDADÃ. – CRIAÇÃO DE CENTRAIS DE POLÍCIAS 24 HORAS – REESTRUTURAÇÃO DO ITEP.
·         Educação: O governador destacou a qualidade do ensino como meta, passando pela qualificação e valorização dos professores e dos funcionários da comunidade escolar.  A participação social nas escolas também será incentivada com o funcionamento de conselhos, fóruns e comissões.  Outra prioridade foi a conclusão das escolas técnicas estaduais, ainda em execução no estado.
·         Saúde: A falta de medicamentos e material básico para o trabalho, a superlotação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o reduzido quadro de profissionais foram citados pelo governador com parte do sucateamento e descaso os gestores públicos ao longo dos anos na saúde pública.Robinson Faria afirmou que o atual governo implantará um novo modelo de gestão na saúde, priorizando a reorganização do Sistema Único de Saúde com base em um efetivo e novo processo de regionalização da saúde.
·         Recursos Hídricos: Robinson Faria garantiu empenhar esforços em ações de convivência com a seca assegurou trabalhar para que as adutoras, cisternas e barragens submersas, além dos 400 poços perfurados anualmente até 2018, sejam uma realidade para o enfrentamento ao período de estiagem.
·         Assistência Social: Programas como o Cidadão Sem Fome, o Cidadão Nota Dez, o Gás Social e os restaurantes populares e o incentivo ao artesanato potiguar, serão algumas das prioridades da área.