segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Saúde de Nova Cruz é destaque no estado.



O bom desempenho do sistema de saúde do município de Nova Cruz, promovido pela atual gestão municipal, tendo a frente o Prefeito Cid Arruda Câmara foi destaque na imprensa estadual, em matéria publicada no Jornal “ @NovoJornalRn “ deste domingo, 7 de Setembro, sobretudo, destacando as presenças de médicos cubanos dentro do programa Mais Médicos, do Governo Federal, o qual o município fez sua adesão e a satisfação da população em relação ao sistema.



 
A matéria intitulada “Cubanos mudam assistência à saúde no interior do RN” e produzida pelo jornalista Sílvio Andrade, relata a presença de nove médicos cubanos, que ele segundo constatou, estão transformando a assistência médica e de saúde naquele município. Destaca a matéria, a figura do médico cubano, Dr. Osmany Garbey Charadan, 33, cujo depoimento mostra sua satisfação em trabalhar em Nova Cruz, as diferenças e semelhanças culturais e linguísticas que ele enfrenta no seu cotidiano, enfim, toda a sua impressão sobre nosso município.

O Prefeito Cid Arruda também foi entrevistado pelo jornalista, e sobre a determinação e o trabalho dos cubanos em Nova Cruz, afirmou que Nova Cruz vive uma nova realidade no sistema de saúde, desde a chegada dos primeiros cubanos – 2013, até hoje. O Prefeito ressaltou a satisfação da população das comunidades onde estão inseridos os Postos da Saúde da Familia, em que estes médicos atuam. As pessoas relatam a atenção e o carinho com que eles tratam os seus pacientes. E essa forma de trabalhar com a população “contaminou” positivamente os médicos brasileiros que também atuam no município, o que resulta numa avaliação positiva da população em relação ao sistema de saúde desenvolvido em Nova Cruz.
A matéria completa pode ser lida no Novo Jornal de Natal


Matéria Claudio Lima