sexta-feira, 26 de setembro de 2014

I MOSTRA CULTURAL REUNE MULTIDÃO E REACENDE CASA DE CULTURA.




Idealizada por técnicos da Secretaria de Assistência Social, como culminância de um projeto de mobilização sócio-educacional no município, a I MOSTRA CULTURAL de Nova Cruz reuniu uma multidão no centro histórico da cidade e reacendeu a chama dos grandes eventos na Casa de Cultura “Palácio Lauro Arruda Cãmara”, na tarde e noite desta quinta feira, 25 de Setembro.

O evento foi iniciado às 2 da tarde com as palavras de boas vindas do Prefeito Cid Arruda Cãmara, da Secretária de Assistência Social, Márcia Valéria e do Promotor de Justiça, Dr. Adriano Gama, que enalteceram a idéia.


O evento foi dividido em três partes: Exposições e palestras dentro da Casa de Cultura; Oficinas nas tendas em frente a Casa de Cultura e as apresentações Culturais no tablado armado em frente a mesma.



No interior da Casa de Cultura, a população curtiu as exposições de livros e de trabalhos  do Escritor e jornalista novacruzense, Gladson Morais; das obras dos artistas plásticos e pintores: Valdélia de Barros, Demétrius Montenegro e Dona Bezinha. Além do acervo fotográfico do mestre Abílio Alves de Lima, que chamou muito a atenção do público, pois contava um pouco da história social, política e econômica da nossa região e da literatura de cordel do professor Antonio Barbosa que, junto com Valdélia ainda proferiram pelestras  sobre seus trabalhos.





Diversos grupos se apresentaram durante toda a programação como: Macambirais de Passa e Fica, jovens, crianças e os idosos dos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vinculos, os poetas e violeiros, Domingos Matias de Nova Cruz e José Isídrio de Natal, e o Trio de Asa Branca com o tradicional forró pé de serra comandado pelo sanfoneiro Luiz de Inês.
Nas tendas tivemos oficinas de artes marciais, de capoeira, de fabricação de instrumentos de capoeira, de teatro, exposição de produtos artesanais dos artesãos novacruzenses e de produtos alimentícios produzidos pelos alunos dos cursos promovidos pela prefeitura em parceria com o PRONATEC e com a entidade ofertante SENAR.
Também se destacou a tenda do SESC que no inicio do evento, a tarde  e na retomada  das apresentações à noite, cativou o público com a tradicional “contação de histórias” com os artistas do Serviço Social do Comércio.


Segundo a técnica do CRAS, Juliane Borges, idealizadora do evento, a iniciativa é fortalecer as ações sociais através da cultura e colocar a “mostra cultural” no calendário social da cidade.