domingo, 8 de setembro de 2013

DESFILE ATRAI MILHARES DE PESSOAS A AVENIDA. DESFILE É ELOGIADO PELA BELEZA E ORGANIZAÇÃO.



 
 (Palanque Oficial das autoridades)
 (Pessoas de todas as idades prestigiaram o desfile)
 
 Milhares de pessoas prestigiaram o tradicional desfile de 7 de Setembro, na avenida Assis Chateaubriand – a avenida cívica, na manhã deste sábado. Segundo cálculos da Polícia militar e corroborado pela organização do evento, algo em torno de 6 mil pessoas assistiram à parada cívico militar que comemorou os 191 anos de independência do Brasil.
 
  
 Inicialmente, o Prefeito Cid Arruda acompanhado da primeira dama Dra Valéria Arruda – também secretária de Educação, de Secretários e auxiliares da administração, além do Pároco da cidade Padre Francisco Inácio, do comandante do 8º BPM, Major Genilton Tavares e do Comandante do 5º DPRE, Capitão Charleson, participaram da Solenidade de hasteamento dos pavilhões, Nacional, Estadual e do Município, na sede do poder Executivo, Palácio “Antonio Arruda Câmara”, ao som do Hino Nacional Brasileiro, abrindo a programação oficial.

Em seguida, todas as autoridades se deslocaram para o 8º Batalhão de Polícia Militar- BPM, onde o Prefeito Cid Arruda acompanhado do Capitão PM, Sandrine Pereira de Lima, que hoje comanda a 3ª Companhia de Polícia Militar sediada em Goianinha /RN, e que comandou a Tropa do desfile de 7 de Setembro, passaram em revista a corporação e em seguida hastearam os pavilhões. Foi oferecido um café da manhã as autoridades presentes pelo comandante do Batalhão.
 

Enfim, o grande momento, o desfile na Avenida Cívca. Milhares de pessoas presentes, autoridades no palanque, o Capitão Sandrine em carro aberto se aproximou do palanque e solicitou autorização do Prefeito para iniciar o desfile. Inicialmente as Creches municipais desfilaram, todas enfocando temas ligadas à Leitura, na seguinte sequência: Ednólia Melo, Joanita Arruda, Marina Fernandes Peixoto, Maria de Lourdes Tavares, CEMEI, Irmão Pedro Soares. Em seguida vieram os projetos e programas mantidos pela Secretaria de Assistência Social: CRAS, CREAS, Bolsa Família, Grupo Kings Dance ( que recentemente ganhou um prémio estadual de grupos de Dança em Natal), PETI, CCI e PROJOVEM e AABB COMUNIDADE. 

 
 
 
 

A primeira escola a desfilar na avenida neste ano foi a Antonio Peixoto Mariano que trouxe o tema: Nova Cruz renovou sua fé com a visita do Papa ao Brasil. Seguiram-se as escolas: Estadual Alberto Maranhão(Pátria Amada Brasil); AABB COMUNIDADE (toda criança aprendendo de verdade); Municipal Manoel Elias de 1ª Lagoa (Investir na Educação em todo o país é sinônimo de criar oportunidades e desenvolvimento); Municipal George Augusto Carneiro da Costa de Lagoa de Serra (Cultura e Esporte); Municipal Presidente Castelo Branco do Juriti (Água fonte de vida); Municipal Arcelina Fernandes do XiqueXique (Educação, semente da Pátria e alicerce ao mundo); Municipal Antonieta Albuquerque  de Lagoa Limpa do Fernando (Agroecologia e Desenvolvimento sustentável), encerrando o desfile das escolas da Zona rural.

 
 
 
 
 

Em seguida desfilaram: Escola Estadual Getulio Vargas(O mundo encantado da Leitura); Estadual de Santa Luzia (Jubileu de Ouro da Escola); Colegio de Nossa Senhora do Carmo( 25 anos de esportes na escola e homenagem a Irmã Ana Maria ex diretora recentemente falecida); Municipal Francisco Pereira Mattos (O trem da minha vida), que inclusive chamou a atenção pela presença de um trem simbólico com alunos dentro, que representou a obra de Diógenes da Cunha Lima); Municipal Marcio Marinho(A leitura como princípio formador atrvés de uma perspectiva multicultural); IFRN( Construindo seu futuro profissional); Municipal Nestor Marinho (Construindo Saberes e enfocando a conquista do campeonato geral dos JERNS); Estadual Rosa Pignataro (A visão panorâmica das cores no Cenário Nacional – que cativou a todos pela criatividade);  encerrando o desfile das escolas da zona urbana.


 A Secretaria Municipal de Saúde entrou na avenida com seus médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, profissional em geral, enfocando o t4ma “Independência e Saúde Pública com qualidade”. O SAMU fez na avenida um simulado de um atendimento de emergência a uma pessoa acidentada com moto, o que chamou bastante a atenção do público; Posteriormente houve os desfiles dos veículos e equipamentos móveis da Prefeitura: Os ônibus do programa CAMINHO NA ESCOLA; as patrulhas mecanizadas da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
O desfile foi seguido com as passagens dos mototaxistas das Centrais de Mototaxis de Nova Cruz. Por fim, foi finalizado com o desfile da corporação do 8º Batalhão.
O desfile foi conduzido pelas bandas: Dragões da Independência de Nova Cruz;  Maestro Olival de Freitas de Piquiri, Canguaretama; da Escola Estadual  Alberto Maranhão; da Escola Municipal Nestor Marinho; da AABB COMUNIDADE; e o da Polícia Militar.

 


 
 

 

Outro momento que chamou a atenção foi os das apresentações da banda de Piquiri e depois do grupo Kings Dance, na avenida.
 

Para Edicelma Pinheiro, Coordenadora geral do evento, o desfile transcorreu dentro do tempo e das expectativas da coordenação. A população aprovou o desfile na Avenida Assis Chateaubriand, e muitas foram as opiniões favoráveis pela permanência naquele local, o que deverá ser avaliado pela equipe organizadora do evento. 
 
A programação foi encerrada com o TORNEIO DE FUTEBOL DA INDEPENDENCIA promovido pela Secretaria de Esportes no Alto de Santa luzia,  e que contou com participação de 20 equipes da cidade e da zona rural, iniciado pela manhã e encerrado a tardinha. O Campeão foi a equipe da Cidade do Sol que recebeu como premio, 1 terno de camisas e 1 bola. O vice foi o Esperança de Santa Luzia que recebeu 1 terno de camisas. A terceira colocada foi a equipe do América de Santa Luzia que recebeu 2 bolas e a 4ª colocada foi a equipe do Cruzeiro do São Judas Tadeu que recebeu 1 bola. O evento contou com a presença do Secretário de Esportes Nia Salu, do vereador Valdo Salu e amigos.

 
 
 
 
 O Prefeito Cid Arruda agradece desde já a todos que se empenharam para a realização a contento de toda a programação e de sua organização.