quarta-feira, 17 de julho de 2013

SOCIEDADE NOVACRUZENSE LOTA AUDITÓRIO PARA DEBATE NA VI CONFERENCIA MUNICIPAL DE ASSIST. SOCIAL.

Um público estimado em mais de 150 pessoas participou da VI CONFERENCIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL, que ocorreu no auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, na manhã desta quarta feira 17 de Julho. Os representantes das diversas entidades sociais e conselhos municipais participaram do evento que foi coordenado pela Secretária de Assistência Social, Marcia Valéria e pela Presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria José Camelo.

A mesa de abertura foi composta pelo Prefeito Cid Arruda Câmara, acompanhado da primeira dama e Secretária de Educação, Dra Valéria Arruda, da vice Prefeita Monique Targino, da Secretária de Saúde Rita de Cássia que representou os demais secretários municipais, do vereador João Pedro da Costa – João da Praça que representou a Câmara e também como Presidente do Conselho Municipal das Cidades, do padre Francisco Inácio, pároco da cidade e Presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, do Pastor José Vieira, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes –CMDCA, de Lourdes Medeiros, assessora técnica  do NDS, de Francisco Assis dos Santos Jr – Touchê, Presidente do Colegiado estadual de Gestores municipais de Assistência Social, da diretora do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, Irmã Expedita Ferreira, da representante dos usuários da Assistencia Social, Waldinete Bezerra, da Presidente do Conselho Tutelar Grécia Maria e do Presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Sebastião Pereira do Nascimento, também representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Cruz- STRNC.




                                           (Vice Prefeita Monique Targino participou do evento)

O Prefeito Cid Arruda fez a abertura do evento, desejando as boas vindas a todos e colocando para os presentes que a gestão pública está mudando. Hoje a gestão publica deve estar centrada e preocupada com a grande quantidade de programas e ações demandadas pelo governo federal e com contrapartidas do município. “ Hoje o gestor e sua equipe tem que estarem antenados, pois todos os cadastros e prazos fluem através da Internet”. Em relação ao tema da conferência, o Prefeito enfatizou que aquele era um momento em que a sociedade novacruzense devia pensar nas propostas que retratassem um olhar aprofundado das reais necessidades da população e das ações sociais a serem efetivadas.

A Secretária de Assistência Social, Márcia Valéria, fez um relato das atividades, ações, projetos e programas desenvolvidos pela sua pasta. Por exemplo, Nova Cruz hoje atende mais de 1.300 famílias como o programa do Leite, também atende a mais de 8 mil famílias no programa Bolsa Família, entre outros.
O conferencista da manhã, Francisco de Assis, Touchê, fez um amplo debate sobre os eixos temáticos que seriam debatidos no período da tarde. Ele parabenizou a postura do prefeito Cid Arruda por entender a dimensão do que é hoje a Assistência Social, explicando que em muitos municípios ainda se pratica o velho “assistencialismo”,  que vicia e denigre a dignidade humana.
Houve uma parada para o almoço e posteriormente os grupos debateram os eixos:
-Cofinanciamento obrigatório da Assistência Social. Que foi coordenado por Manoel Bezerra e teve como relatora Joana D´árc Campos;
-Gestão do Suas – Vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação, que teve como coordenador Jeronildo Jerônimo e como relatora, Poliana Anulino;
-Gestão do Trabalho, que teve como coordenadora Juliane Borges e como relatora Dreid Carla;
-Gestão  dos benefícios no SUAS, que teve a coordenação de Daniel e Flávio, cuja relatora foi Eliete Soares;
- Regionalização, coordenado por Wagna Tavares e como relator o Pastor José Vieira.

Por fim foram escolhidos os seguintes delegados:











GOVERNAMENTAIS:
Titulares: Márcia Valéria (SMAS) e Íris (SMAS);
Suplentes: Edicelma Pinheiro (SMAS) e Dreid Carla (SMAS)
NÃO GOVERNAMENTAIS:
Titulares: Vagna Tavares (Profissionais da Assistência Social) e Jarlisson (Usuário do Projovem);
Suplentes: Jeronildo (Profissionais da Assistência Social) e Sebastião (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Cruz – Entidades).

Como forma de demonstrar os avanços tidos na atual gestão na Assistência Social, jovens e crianças atendidas pelos programas PROJOVEM e PETI realizam apresentações culturais e musicais e foram bastante aplaudidos.










 
 A Conferência estadual acontece em Outubro em Natal, ondes serão apresentadas e defendidas as propostas votadas e aprovadas nesta conferência em Nova Cruz.

(Matérial Claudio Lima. Fotos Flávio Luiz - SMAS)