terça-feira, 18 de junho de 2013



Estudantes, professores, representantes da sociedade civil e agentes públicos se reuniram na tarde de segunda feira, 17 de Junho, no auditório Samuel José de Melo, na Câmara Municipal para debater o retorno dos cursos presenciais da UFRN em Nova Cruz e colher sugestões para os cursos a serem ministrados na capital do Agreste.
A Mesa do debate foi composta pelo Prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda Câmara, Prefeito de Passa e Fica, Pedro Augusto Lisboa – Pepeu, da Reitora da UFRN, Professora Angela Paiva, dos deputados estaduais, Ricardo Motta (PMN) – Presidente da Assembleia Legislativa do RN e Márcia Maia (PSB), da deputada Federal, Fátima Bezerra (PT), dos vereadores da cidade de Nova Cruz inclusive do Presidente, vereador Tiago costa, além do Diretor do Núcleo de Ensino Superior do Agreste – NESA/UFRN, Professor Moraes, que mediou o debate, Padre Francisco Inácio, pároco de Nova Cruz, do Representante da Comissão de luta em prol dos Campus da UERN e da UFRN, Eduardo Vasconcelos e de representantes do SINTEST e SINTE/RN.
O Prefeito Cid Arruda relembrou toda a luta que foi travada quando da saída do Curso de Zootecnia do NESA/UFRN, e do fechamento de cursos presenciais naquela universidade. Conclamou a sociedade para unir forças em prol do Agreste que era a única do estado que obtem ainda, um Campus Universitário. O Prefeito também sugestionou que se formasse um grupo com representantes da Prefeitura, Câmara, sociedade civil, Universidade Federal, Comissão de Luta pelos Campus da UERN e UFRN, para juntos elaborarem um documento com sugestões dos cursos a serem implantados no futuro Campus da UFRN em Nova Cruz.
A Deputada Márcia Maria se colocou seu mandato a disposição da sociedade agrestana em prol da luta pelo Campus da UFRN e dos cursos a serem implantados. Segundo ela, citando informações da própria UFRN, cerca de 4 mil a 4 mil e duzentos alunos concluíram o ensino médio em 2012, o que é um indicativo importante da forte demanda por Cursos de Ensino Superior no Agreste.
O deputado Ricardo Motta também colocou seu mandato e a própria Assembleia para fortalecer a luta por ser um fórum constante de debates sobre os principais assuntos do estado. Também citou o trabalho e o apoio do deputado Tomba Farias(PSB) que não pôde estar presente ao debate, mas que enviara sua moção de apoio à luta de Nova Cruz e da Região.
Propositora do Debate, a deputada Fátima Bezerra (PT), relembrou das várias lutas que o setor educacional do estado. Também destacou o trabalho de luta da sociedade novacruzense em prol das vindas dos Campus da UFRN e da UERN. Além disso, afirmou que falava por toda a bancada federal do estado, que está solidária à luta dos estudantes novacruzenses e do estado, referendando que, caso necessários recursos, os deputados e senadores se mobilizarão em torno desta ação.
O momento mais esperado por todos, foi o discurso da Reitora da UFRN, Angela Paiva. Ela citou que a UFRN é uma entidade que trabalha com compromissos. Neste sentido, o compromisso da Universidade é de que o retorno do Campus da UFRN para nossa região e para Nova Cruz é uma realidade possível. Ressaltou que aquela audiência na verdade, seria uma forma da Universidade colher sugestões dos possíveis Cursos que deverão ser implantados no futuro Campus. Diante da sugestão do Prefeito Cid Arruda, de formar-se um grupo de representantes para elaboração de um documento sugestivo sobre os cursos, a Reitora acatou a proposta e estipulou 15 dias para que este documento seja entregue a reitoria, e que, em 30 dias uma resposta concreta seja dada pela UFRN para o povo do agreste.
Segundo uma enquete feita pela Câmara Municipal, os cursos que estariam sendo mais solicitados pela sociedade seriam, na ordem, Administração, Direito, Enfermagem, Zootecnia, Agronomia e Educação Física.