sexta-feira, 26 de outubro de 2012

APAGÃO PREJUDICA POPULAÇÃO DO NORDESTE.

 Elevador Lacerda, um dos cartões postais de Salvador totalmente às escuras.
 
Um corte no fornecimento de energia elétrica que durou das 23:50 da quinta feira, 25 às 03:40 h desta sexta feira, prejudicou a população de todos os estados do Nordeste além de outros estados fronteiriços do Norte e do Centro Oeste.
O forte APAGÃO de quase 4 horas prejudicou hotéis, restaurantes, fornecedores de alimentos, entre tantos outros ramos de atividade economica causando grandes perejuizos, segundo avalia o próprio Ministério das Minas e Energia em previo relatório divulgado em Entrevista Coletiva ocorrida na tarde desta Sexta Feira em Brasília com a presença do Ministro da Pasta, Márcio Zimmermann, e de engenheiros e tecnicos do Ministério e das Empresas que controlam todo o sistema integrado de fornecimento da energia elétrica, setor Nordeste, centrado na Companhia Hidrelétrica do São Francisco - CHESF.

Segundo nota do Operador Nacional do Sistema (ONS, houve um incendio no Equipamentoentre duas subestações de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.

O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que "eventos como esse não são normais e a coincidência então é que é mais anormal ainda. É isso que está sendo avaliado. Estamos com equipe de técnicos que vão lá, da ONS, Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica]. Estão se deslocando equipes do CMSE [Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico]", afirmou Zimmermann ao chegar no ministério na manhã desta sexta.

Há, pelo que podemos entender da fala do Ministro, portanto, desconfiança de um possível sabotamento, mas somente o relatório dos tecnicos que estão desde a manhã desta sexta feira no local dos sinistros, poderá confirmar isso ou não.

Com relação aos prejuizos, o Ministro afirmou que posteriormente aos estudos das causas o Ministério irá estudar se caberá ou não ressarcimentos de recursos a potenciais prejuízos.

Em Nova Cruz, o apagão provocou desconforto nas pessoas que, com o calor e os terríveis mosquitos, não deixou ningúem dormir. Hoje pela manhã era comum ouvir tais relatos das pessoas por onde se passava.

Matéria Claudio Lima / Fote: Ministério das Minas e Energia.